Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Departamento de Acessibilidade e Inclusão inova ao realizar sua primeira reunião virtual

Cada participante se apresentou, falou sobre sua deficiência e sua relação com o trabalho. Encaminhamentos serão levados aos órgãos

Departamento de Acessibilidade e Inclusão inova ao realizar sua primeira reunião virtual, SISEJUFE
Foto da tela do Zoom com as imagens de cada participante sobre fundo preto.

O Departamento de Acessibilidade e Inclusão do Sisejufe realizou sua primeira reunião virtual nessa quarta-feira (30/7). A inovação permitiu que colegas de diferentes locais pudessem estar no encontro via plataforma digital, principalmente aqueles que têm dificuldades de locomoção. Outra novidade foi a tradução simultânea em libras. Cada participante se apresentou, falou sobre sua deficiência e sua relação com o trabalho, bem como as vantagens e desafios do trabalho remoto, mostrando que cada situação é diferente e particular.

O diretor do Sisejufe Ricardo Azevedo conduziu a reunião ao lado de Maria Cristina Mendes e Dulavim Oliveira. Para Ricardo, que é cego, a participação de pessoas com outras deficiências é importante para qualificar o trabalho que o sindicato vem fazendo junto às direções, mesas de negociação e comissões de acessibilidade dos órgãos do Judiciário.

Maria Cristina observou que o sindicato está aberto a sugestões sobre o protocolo de retorno ao trabalho presencial, especialmente no TRT, já que deve haver uma reunião em breve com a Administração. Sobre esse tema, ficou decidido que será encaminhado um ofício aos órgãos lembrando que, de acordo com a legislação, pessoas com deficiência são grupo de risco frente ao Covid-19, independentemente de qual seja a deficiência.

Dulavim encaminhou que as questões levantadas sobre dificuldades burocráticas para aposentadoria serão levadas ao Jurídico, o que pode beneficiar a categoria como um todo. Também será objeto de análise se as funções gratificadas relativas a cargos de chefia poderiam ser cumpridas em regime de teletrabalho. A questão de destinar vagas mais próximas aos locais de trabalho também foi outro ponto abordado, o que também já está previsto na legislação.

Semana de Acessibilidade e Inclusão

A reunião virtual fez parte da programação da Semana de Acessibilidade e Inclusão do Sisejufe. Nesta sexta-feira, o Sisejufe ao Vivo trará uma reflexão sobre o capacitismo, que é o preconceito que está relacionado às deficiências, a partir das 17h no Youtube.

No programa, será lançando o documentário sobre o desfile da escola de samba inclusiva Embaixadores da Alegria no último Carnaval, que contou com a participação de servidores do Judiciário Federal, integrando a bateria Fina Batucada.

A Semana de Acessibilidade e Inclusão acontece no mês em que a Lei Brasileira de Inclusão completa cinco anos.

Últimas Notícias