A Federação convida a participação de todos os sindicatos filiados para as duas atividades. No primeiro dia (23/8 -15h), dentro do eixo democracia e forças sociais, a Fenajufe promoverá o debate com o tema “Sistema de Justiça – Democratizar o acesso à Justiça”. A coordenadora Sandra Dias representará a Federação ao lado de Alexandre Santos, coordenador-geral da Fenajud e Juliana Costa Vargas, coordenadora da Comissão de Assuntos Jurídicos e de Relações de Trabalho da Fenamp.
Para o dia 24, às 10h30, no eixo “Capitalismo e Desigualdades”, o debate será com o tema: “A Disputa orçamentária no PJU – valorização das carreiras das servidoras e servidores como instrumento de melhoria nos direitos da população”. Serão debatedores os coordenadores Fabiano dos Santos, Manoel Gérson, Paulo José Silva e o consultor legislativo e assessor econômico da Fenajufe, Vladimir Nepomuceno.
Por ser de maior complexidade, o painel obedecerá a seguinte linha de debate:
1. Autonomia orçamentária – arcabouço e crescimento de folha de pessoal do PJU;
2. Necessidade de romper/ revisar limite de teto de gastos;
3. Justiça orçamentária: carreira da magistratura e servidores.
As lives serão transmitidas pelos canais de comunicação da Fenajufe, com retransmissão do Sisejufe.
Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD)
É um movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação do sistema de justiça assim como de consolidação de instituições nele envolvidas e comprometidas com os valores da democracia, dignidade e da justiça social.
Esse Fórum agrega dois grandes temas fundamentais na contemporaneidade para realizar essa mudança: Justiça e Democracia. São temas que, historicamente, se interrelacionam, e, para a construção de uma sociedade equilibrada precisam ser bem trabalhados como fundamento de expressão das conquistas de cada sociedade cujos membros assumem a tarefa de desenhar as suas instituições e colocá-las de forma equânime a serviço dos mais diversos segmentos que a compõem.
São mais de 150 movimentos e organizações que integram o FSMJD e que apostam na reunião de forças progressistas, democráticas, populares e humanistas que visam saídas para a construção de Sistemas de Justiça mais democráticos, livres do racismo, da lawfare, da pactuação com desigualdades, da discriminação de LGBTQI+ de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, entre outras.
Programação completa:
https://www.instagram.com/p/C-2i61ou3Nu/?utm_source=ig_embed&ig_rid=903e8bee-a70a-475f-b598-52616ce897c3&img_index=1
Fonte: Fenajufe