Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

DAP realiza primeira reunião virtual com transmissão ao vivo pelo YouTube, na tarde desta terça (27/4)

Departamento terá nova forma de atuação, concentrando atividades nas redes sociais e mídias digitais durante a pandemia

O Departamento de aposentados e pensionistas (DAP) do Sisejufe realizou a sua reunião mensal nesta terça-feira (27/4). O auditório foi substituído pelos computadores, cada um da sua casa para evitar aglomeração e proteger a saúde de todas e todos. Assim serão os encontros do DAP enquanto durar a pandemia: sempre virtuais. Ainda se familiarizando com as ferramentas tecnológicas, a coordenadora do departamento, Neli Rosa, abriu a atividade dando boas-vindas aos participantes.

“Eu gostaria de estar no presencial para abraçar cada um de vocês, mas nesse momento não é possível. Agradeço a presença de todos e todas. O Dap está de cara nova. Vamos ter que nos adequar a esse novo formato. É engatinhando que se aprende a andar. Estamos engatinhando, mas já, já estaremos andando bem”, brincou.

E completou: “peço que vocês nos ajudem participando das nossas campanhas. Tivemos que nos render à tecnologia e vai dar tudo certo. Eu mesma abri minha conta de Instagram para curtir os posts do DAP. Temos, por exemplo, uma campanha que está fazendo um sucesso, mostrando nossos aposentados se vacinando”, disse Neli.

Aula de Informática virtual

O professor Marcus Costa, que dava aulas de informática presenciais aos membros do DAP antes da pandemia, explicou que agora as aulas também serão virtuais, todas as terças e quintas pela manhã e pela tarde. Os detalhes estão sendo definidos e serão informados em breve.  

“Eu preferia as nossas aulas no sindicato, mas diante do cenário, a forma mais prudente é o formato online e a tecnologia nos permite isso. Nas aulas vamos tirar as dúvidas de vocês. Estou à disposição para ajudar”, disse.

A assessora política Vera Miranda sugeriu que Marcus faça vídeos tutoriais para tirar as dúvidas mais comuns dos aposentados. O professor informou que vai levantar os temas mais importantes para colocar a proposta em prática.

Exemplo de superação

A presidenta do Sisejufe, Eunice Barbosa, elogiou a iniciativa do DAP de se adaptar às novas formas de comunicação. “Saúdo esse nosso encontro, a presença de vocês; reverencio cada uma e cada um que está aqui, reverencio suas histórias, suas vidas, seu legado. Reverencio o trabalho, a luta, os sonhos, a labuta, a construção que cada uma e cada um fizeram até aqui. Estamos aqui hoje porque vocês pavimentaram o caminho. Vocês construíram a história do serviço público para que a gente chegasse até aqui. Vocês construíram a história do sindicato. Quero parabenizar por mais esse exemplo que vocês dão. Estamos aprendendo novas formas de nos relacionar, novas formas de trabalho, novas ferramentas para minimamente nos comunicarmos com o mundo. E vocês estão aqui, aguerridos e superando as dificuldades. Vocês nos estimulam, nos animam, são exemplo e nos fazem perceber que sempre é possível aprender e superar limites. Nunca é tarde para nada”, disse.

Engajamento contra a reforma administrativa

O assessor parlamentar do sindicato, Alexandre Marques, falou sobre as notícias do Congresso Nacional. Ele informou que na segunda-feira (26/4) aconteceu a primeira audiência pública na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados sobre a reforma administrativa e disse que o governo – representado na audiência pelo secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade –, veio com a falácia de que a reforma não vai atingir os atuais servidores e que não vai atingir os aposentados.

“Isso é outra falácia. Nosso sistema é solidário. Se a reforma passar, não terá mais carreira pública, ou seja, serviço público continuado, o que poderá, no futuro, desestabilizar a Previdência pública. Então, atinge os atuais, os futuros e os aposentados. Temos que levar essa informação para a sociedade: a reforma administrativa vai acabar com o serviço público e a soberania do país e prejudicar os servidores. Se mudar o ingresso, se não tiver mais carreira com estabilidade e que seja cativa, não tem servidor e não tendo servidor, não terá como manter os atuais aposentados. Por isso, todos precisam se mobilizar”, enfatizou Alexandre.

Carreira e salário

Alexandre contou que, em meio a tantas notícias ruins, teria uma boa. “Começou a tramitar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2022. E há um aceno para a concessão de reajuste ao funcionalismo e pega servidores antigos e aposentados. Há brecha de reajuste da carreira do serviço publico como um todo”, afirmou.

Sobre a questão salarial, a assessora política Vera Miranda acrescentou que o sindicato está discutindo com o presidente do Funpresp-Jud e especialista em questões de carreira, Amarildo Vieira, uma proposta para tentar incluir no orçamento deste ano, na janela orçamentária, sobre algo em cima da GAJ. “É preciso ficar atento às nossas atividades porque a gente tem colocado nossas questões nas lives, nas redes sociais e nas matérias do site”, disse a assessora política.

A aposentada Vera Pinheiro perguntou se há algum senador que defenda os servidores e, em especial, os aposentados. O assessor Alexandre Marques disse que o senador Paulo Paim é um ferrenho defensor do segmento, mas alertou que é preciso trazer mais parlamentares, na Câmara e no Senado, para o lado do funcionalismo.

“Temos em torno de 110, 115 parlamentares na Câmara que nos apoiam. Precisamos chegar a 178 para ter segurança. Por isso, a participação de vocês nos eventos do Sisejufe é importante. Nossa única arma hoje é mandar e-mail, participar de twuittaços e pressionar nas redes sociais. Estamos na luta contra a PEC 32”, respondeu.

DAP na Rede

A assessora Vera Miranda também explicou aos membros do DAP como será a nova forma de atuação do departamento.

“Como as reuniões mensais passam a acontecer neste espaço virtual, teremos temas diferentes, de acordo com o interesse de vocês. A ideia é que cada mês tenha um especialista. Em maio, o tema será reforma administrativa com o assessor parlamentar Antonio Augusto de Queiroz, o Toninho do Diap. Podemos convidar também um representante da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público para falar sobre o andamento dos projetos no Congresso”, disse.

Vera informou que os temas dos meses seguintes estão abertos a sugestões. A assessora acrescentou que o jornal Fique por Dentro do DAP será feito em formato online e explicou que a Pesquisa de Saúde do Sisejufe, que está no ar, terá um módulo específico com perfil para aposentados e pensionistas. A previsão é de que esteja disponível em meados de maio. “Essa pesquisa avalia a saúde do servidor em vários aspectos, como estamos em relação à saúde física e mental, especialmente  na pandemia”, relatou.

Outra novidade que Vera passou na reunião foi o projeto DAP na Rede. “Queremos criar esse espaço específico para ter atividades do DAP. Além da reunião mensal, teremos entrevistas mais curtas com especialistas, com assuntos sobre aposentadoria e perspectivas de futuro, entre outros. A gente vai trabalhar esses temas com séries de cards para Instagram e Facebok também”, revelou.           

“Não podemos assistir parados a esse processo de desmonte. A missão de vocês será compartilhar, colocar no seu Instagram, mandar pelo whatsapp, fazer as mensagens rodarem. E mais: vamos começar pelo DAP nossos debates no Instagram, sendo pioneiros. É importante que vocês tenham espaço de voz e fala, que estejam conectados com o mundo e sejam exemplo para outros sindicatos e entidades. Esse departamento sempre foi protagonista e vai continuar sendo”, completou Vera.

Últimas Notícias