Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

DAP debate Reforma Administrativa em reunião de setembro

Atividade aconteceu na última terça-feira, 28/09, e teve como convidado o assessor parlamentar Vladimir Nepomuceno

DAP debate Reforma Administrativa em reunião de setembro, SISEJUFE

Na última terça-feira (28/9) ocorreu a reunião mensal do DAP, que tem sido realizada virtualmente. Neste encontro, a pauta foi a Reforma Administrativa e seus impactos na vida dos servidores aposentados e pensionistas, o encontro contou a presença de Vladimir Nepomuceno, consultor e assessor de entidades sindicais, que tem se debruçado sobre o tema.

O evento foi conduzido pela assessora política do Sisejufe, Vera Miranda, que deu boas vindas aos presentes e orientou a prática da autodescrição. Vladimir Nepomuceno destrinchou a PEC32 e a conjuntura nacional, evidenciando quem lucra com este projeto:

“Tem gente do mercado financeiro comemorando a possibilidade de demissão dos servidores. Eles farão todo possível para diminuir despesa de pessoal e transferir o recurso para pagar dívidas, transferindo este recurso para o mercado financeiro. Eles dizem que todo mundo em casa faz sacrifício pra pagar dívida. Mas eles não falam que o Estado emite moeda, não vai à falência e todo Estado tem dívida. Os países mais ricos em percentual devem muito mais ao mercado financeiro do que o Brasil”.

Contudo, o assessor de entidades sindicais afirma que a situação não está confortável para o governo e que, para aprovar a Reforma, é necessário angariar mais votos, portanto é momento para denunciar os absurdos da PEC32, projeto extremamente nocivo aos aposentados, como aponta Vladimir:

“Não tendo concurso, a quantidade de servidores ativos vai começar a diminuir. A relação ativo x aposentado pensionista vai ficar desigual. Chega  num momento que vai ser declarado um regime próprio deficitário. A última reforma da previdência autorizou que, se for declarado regime próprio deficitário, é possível aumentar o tempo de contribuição, ou seja, diminuir o benefício.” O que, a coordenadora do DAP, Neli Rosa, já ressalta que é lamentável, principalmente considerando a alta dos preços dos alimentos e do custo de vida.

O encontro contou ainda com a presença de Arlene Barcellos, coordenadora da Secretaria de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do Sintrajufe/RS, que agradeceu o convite e reforçou a importância da mobilização contra a Reforma Administrativa, sinalizando que este projeto é um aprofundamento de uma série de reformas precarizantes para a sociedade e para o Serviço Público.

A assessora política Vera Miranda aponta ainda que “É muito importante que a gente compreenda a extensão do problema, porque ele não vai só atingir os que estão agora trabalhando, mas atinge também de forma muito cruel aos que deram todo o seu sangue, comprometido e a vida pelo serviço público”.

Ao final do debate com ampla participação da base de aposentados do Sisejufe e do Sintrajufe/RJ, Vladimir Nepomuceno cita Celso Furtado afirmando que o Estado brasileiro precisa ter tamanho suficiente para dar conta dos problemas internos do país.

Para acompanhar debate na íntegra, assista à live completa no nosso canal do YouTube:

Últimas Notícias