Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Coral do Sisejufe completa um ano com planos de atrair novos participantes

Coral do Sisejufe completa um ano com planos de atrair novos participantes, SISEJUFE

O Coral do Sisejufe comemora um ano de atividades. E não restam dúvidas do sucesso do projeto. Quando foi criado, em maio de 2014, eram 11 participantes. Hoje, são 25 servidores do Judiciário Federal inscritos. O grupo se reúne todas as segundas-feiras à noite sob o comando do maestro Eduardo Feijó para cantar, confraternizar e esquecer um pouco da rotina estressante do dia a dia.

Coral do Sisejufe completa um ano com planos de atrair novos participantes, SISEJUFECoral do Sisejufe completa um ano com planos de atrair novos participantes, SISEJUFEO primeiro aniversário do Coral foi celebrado no ensaio da última segunda-feira, 18 de maio, com bolo, salgadinhos e um repertório da melhor qualidade, que incluiu músicas como ‘Deixa a Vida Me Levar’, ‘Paciência’ e ‘Parabéns pra Você’, que não poderia ficar de fora neste dia especial.

Coral do Sisejufe é notícia no Antena Jus, site da intranet da JFRJ. Veja só:

Estão abertas as inscrições para participar do Coral do SISEJUFE. Os servidores da SJRJ podem se inscrever pelo e-mail contato@sisejufe.org.br ou pelo telefone 2215-2443. Os ensaios ocorrem no CCJF, na Sala de Multimídia, às segundas-feiras, a partir das 19h15. A atividade é gratuita.

Não é necessário nenhum conhecimento anterior relacionado à música para participar. A maioria dos integrantes nunca estudou canto ou música, mas isso não atrapalha, garante a diretora do SISEJUFE, Lucena Pacheco Martins. O método do maestro consiste em ensinar primeiro os participantes a ouvir, e só depois a cantar. Nos ensaios também acontecem exercícios de relaxamento e vocais.

Objetivos

A diretora do SISEJUFE ressalta que o Sindicato sempre buscou inserir os servidores em atividades socioculturais, sendo o Coral um desdobramento dessa busca. Os principais objetivos da atividade, conforme a diretora, são o bem estar coletivo dos servidores, promover maior interação e ajudar a melhorar a qualidade de vida.

Conforme Lucena, “chegamos apressados, chateados, cansados e, durante o ensaio, vamos percebendo a nós e aos outros, e assim vamos nos envolvendo no ambiente harmonioso que o encontro proporciona, e chegamos ao equilíbrio. Através dos exercícios vocais muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do cigarro, álcool e drogas” , afirma a servidora.

Os ensaios são comandados pelo maestro Eduardo Feijó, que – informa Lucena – é um estudioso da relação da música com o bem estar pessoal. “O maestro acredita que a música reage de forma positiva no cérebro, diminuindo o estresse do dia a dia e reforçando o sistema imunológico, além de reduzir sentimentos de ansiedade, solidão e depressão, males que atingem a maior parte da sociedade moderna”, destaca a diretora do SISEJUFE.

História e apresentações

Há alguns anos, havia corais independentes em tribunais e na Justiça Federal, que aos poucos deixaram de existir. Com o fim dessas iniciativas, o Sindicato decidiu organizar um coral unificado. Em 2014, foram realizadas as primeiras apresentações.

Coral do Sisejufe completa um ano com planos de atrair novos participantes, SISEJUFE

Apresentação do Coral do Sisejufe no I Encontro de Corais, evento em comemoração aos 25 anos do sindicato

Em julho, a estreia foi no Forró do SISEJUFE, para uma plateia de 400 pessoas. Em novembro promoveram o 1º Encontro de Corais do SISEJUFE, no teatro do CCJF, com a participação de outros cinco Coros. No Natal, se apresentaram nos halls dos prédios das justiças com músicas natalinas.

Lucena acredita que o mais importante da atividade é a percepção do coletivo. “Os corais são sinônimos de democracia, uma vez que todos se ajudam e se percebem. Em minha opinião, talvez o maior benefício seja perceber o outro. Neste espaço deixamos de ser um ser individualista. Na busca de um som perfeito, precisamos acompanhar as vozes de nossos pares, o que nos obriga a olhar para os lados e prestar atenção em quem ali esteja. Isso é fantástico!”, atesta a servidora.

Últimas Notícias