Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Confraternização e homenagens marcam abertura da Semana do Servidor Público na SJRJ

Evento virtual contou com a participação da diretoria do Sisejufe

A participação do Sisejufe nas atividades em comemoração ao mês do Servidor nos tribunais já é uma tradição. Esse ano, no entanto, os eventos estão um pouco diferentes devido à pandemia. Os encontros presenciais cederam lugar aos virtuais de maneira criativa e acolhedora. No dia 26 de outubro, a Seção Judiciária do Rio de Janeiro fez a abertura da Semana do Servidor 2020, com a participação do presidente do Sisejufe Valter Nogueira Alves e a diretora e futura presidente da entidade, Eunice Barbosa.

O evento, realizado via plataforma Cisco-Webex, foi promovido pela Seção de Relações Públicas com o apoio do sindicato, e reuniu mais de cem participantes entre servidores e magistrados, que celebraram juntos o valor da união diante das dificuldades impostas pela pandemia e pelo trabalho remoto. Houve muitos depoimentos emocionados, música e sorteio de brindes. Não foi um ano fácil, foi a declaração recorrente, mas a solidariedade e o espírito de equipe ajudaram muito.

Por tudo que este ano representa, a tradição deu lugar a uma novidade: a Administração decidiu agraciar todos os servidores ativos com a homenagem por Honra ao Mérito, em reconhecimento ao esforço e à dedicação com que desempenharam suas funções num contexto tão inusitado, sem perder de vista o interesse público. Além deste reconhecimento, houve ainda uma homenagem especial àqueles que se destacaram no desempenho de suas atividades entre outubro de 2019 e setembro de 2020.

A cerimônia também homenageou os servidores por Tempo de Serviço e que completaram 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de serviço.  Representando a categoria de 35 anos, esteve presente o servidor José Francisco Soares, que atualmente é diretor de secretaria da 3ª Vara Federal Criminal e que tomou posse muito jovem, aos 20 anos.  Francisco disse que “se sente honrado e muito feliz com a própria trajetória e que é difícil imaginar a alegria de se completar 35 anos numa instituição que sempre privilegiou a amabilidade e o espírito de colaboração”.

Superação

Durante o evento, o diretor do Foro, dr. Osair Victor de Oliveira Junior, lembrou que “somos servidores públicos 365 dias no ano e mesmo com tantas dificuldades neste período, cumprimos a nossa missão e não deixamos a população desamparada, prestando nossos serviços e cuidando uns dos outros”.

Dr. Osair também citou a preocupação dos dirigentes do Tribunal com a preservação da saúde de todos diante da pandemia e da necessidade gradual da retomada segura de alguns setores essenciais da Justiça, como perícias, audiências e primeiro atendimento dos juizados. Disse, ainda, que se sente feliz por estar em companhia dos servidores. “Somos uma grande equipe e fazer o melhor pela Justiça é o que nos dignifica”, concluiu.

Valter Nogueira e Eunice Barbosa reafirmaram o compromisso do Sisejufe com os interesses da categoria e com os interesses das parcelas mais vulneráveis da população. Eles fizeram questão de lembrar a perda de vidas durante a pandemia e o esforço dos servidores e servidoras para manter o atendimento à população, mesmo em trabalho remoto.

Em um momento de tantas incertezas, Eunice deixou uma mensagem de otimismo. “Vamos fazer justiça juntos, somando nossa força, nossa energia e nossas lutas às lutas da classe trabalhadora. Vamos ajudar e apoiar os mais vulneráveis! Vamos cuidar da nossa casa comum: a natureza e todo o meio ambiente que agoniza. Vamos trabalhar todos os dias por uma sociedade mais justa, solidária, com mais fraternidade e sororidade. Vamos acreditar que um outro mundo é possível; e que podemos construí-lo e deixar uma herança melhor para nossos filhos e filhas”, destacou a dirigente sindical.

Música

Uma apresentação musical caprichada foi a surpresa do evento. Os servidores Gustavo Martins, Fabrício Calazães e Marcello Guimarães convidaram o instrumentista José Luiz Maia e prepararam um mini show especial para a ocasião, gravado com todos os cuidados de biossegurança, mas sem perder a sensibilidade e a técnica. Um presente delicado do grupo para os amigos da Justiça Federal. Um trabalho artístico produzido pela “prata da casa”.

E para fechar a noite, foram sorteados pelo diretor do Foro, pelos representantes do Sisejufe e pela juíza federal Giovana Calmon, quatro vales da Livraria Cultura no valor de 150 reais e três vales da loja Centauro, para os amantes de esportes, no valor de 200 reais. Os sorteios começaram no dia 20, pela intranet, e já reuniram mais de mil inscrições.

A Semana do Servidor  Público 2020 na SJRJ termina nesta quinta (29/10).

Com informações do Núcleo de Comunicação da SJRJ

Últimas Notícias