Comunicado sobre a assembléia no TRE

Contestação à versão do sindicato sobre a assembléia no TRE

COMUNICADO DOS SERVIDORES PARTICIPANTES DA ASSEMBLÉIA SETORIAL NO TRE-RJ DIA 31/05/06 (4a feira)

Vimos por meio desta requerer do Sindicato (SISEJUFE) a divulgação imediata deste presente comunicado no seu site, visando a CONTESTAÇÃO de alguns itens do texto abaixo, publicado no mesmo veículo, no dia 31/05/06, em virtude dos fatos a seguir:

Texto divulgado no site do sindicato no dia 31/05/06

Rio pára dia 1º/06 pelo PCS.

(…) No TRE, que havia deliberado pela paralisação de 2 horas hoje, houve um fato inusitado. Enquanto o sindicato trabalhava a diretriz do Comando Nacional de mobilização, de greve de 24 horas, a oposição apresentou uma proposta contrária a entrada em greve (fazendo um discurso dúbio, já que defendera em outros fóruns a entrada imediata em greve) e conseguiu fazer passar sua proposta, de esperar até segunda-feira para decidir a entrada ou não em greve. O sindicato avalia como muito ruim esta postura divisionista no movimento e pelega da oposição, obstando a que a categoria entrasse em greve e tentará reverter o quadro, levando o TRE para a greve, se possível, já a partir de amanhã (…).

Os Fatos ocorridos na Assembléia:

1. Não houve nenhuma apresentação de proposta contrária à greve;

1. Em face às diversas informações divulgadas no site da Fenajufe, no decorrer do mês de maio/06, de que a Ministra Presidente do STF estaria afirmando que recusou duas propostas apresentadas pelo governo e que as negociações encontravam-se “próximas de serem concluídas”, decidiu-se na Assembléia, por unanimidade, em conformidade com a proposta apresentada por um companheiro da base, requerer ao sindicato o envio de pedido à Fenajufe para que esta indagasse à Presidente do STF sobre quais seriam, concretamente, as propostas do governo recusadas por ela e os termos das ditas negociações “próximas de serem concluídas”, especificando inclusive se haveria aí algum eventual corte orçamentário exigido pelo governo e, a seguir, indagar da Presidente do STF qual seria a sua disposição de, em havendo na negociação fechada algum eventual corte no orçamento pleiteado, preservar intacto o aumento de 60% nos salários fixos, adequando tal eventual redução orçamentária no corte dos aumentos previstos para as CJs (cerca de 160%) e, depois, nas opções das FCs (cerca de 60%).

1. O único diretor do Sindicato presente na Assembléia encaminhou proposta de greve para a próxima 3a feira que também, conjuntamente com a proposta anterior, foi aprovada por unanimidade, após outro companheiro da base ter defendido que ambas as propostas não se conflitavam.

1. Não houve proposta de “esperar até 2a feira para decidir a entrada ou não na greve”. Uma companheira da base propôs, de viva voz (ou seja, sem microfone), a realização de Assembléia no Tribunal para o dia 5/6/06 (2a feira), tendo esta caráter preparatório da Greve para o dia seguinte (3a feira), aproveitando-se, inclusive, de uma possível informação mais concreta vinda do Supremo, conforme pedido, sobre os termos das supostas negociações com o governo.

Deste modo informamos que as decisões acima foram tomadas LIVREMENTE, mediante DEBATE DEMOCRÁTICO e por UNANIMIDADE, inclusive com o voto favorável do diretor presente do sindicato.

1o de junho de 2006.