O 11º Congrejufe começou na noite desta quarta-feira (27/4) em um ambiente marcado pela emoção do reencontro, após dois anos de pandemia. O evento, realizado na cidade de Alexânia, Goiás, foi organizado de forma a respeitar todas as regras sanitárias exigidas ainda em um cenário pandêmico.
“Hoje estamos aqui para fazermos a nossa luta e fortalecer a nossa união em defesa de nossas prerrogativas, nossos direitos, da Democracia e do Estado Democrático de Direito”, destacou o jornalista Luciano Beregeno.
Um vídeo lembrando os servidores mortos pela Covid-19 foi mais um momento comovente. Também marcou a noite a homenagem à poetisa e contista goiana Cora Coralina, que lançou seu primeiro livro aos 75 anos. A coordenadora da Fenajufe e diretora do Sisejufe Lucena Pacheco, destacou a trajetória da escritora que encantou a todos com sua poesia do cotidiano. A dirigente declamou o poema Eu sou aquela mulher: “Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar a palavras e pensamentos negativos. Acreditar nos valores humanos e ser otimista”.
A servidora do Ministério Público da União e coordenadora de Comunicação da CUT, Ana Paula Cusinato, fez um chamado à unidade nacional, não somente das categorias do Poder Judiciário e MPU, mas também do conjunto do funcionalismo público, da classe trabalhadora, das centrais e movimentos sociais.
O coordenador da Fenajufe e diretor do Sindiquinze, José Aristeia, elogiou a liderança da coordenadora Lucena Pacheco na federação e a condução responsável das políticas durante toda a pandemia, lutando pelo trabalho remoto da categoria e dos próprios funcionários da entidade. Zé destacou, ainda, conquistas da atual gestão como a inauguração da nova sede da federação. O dirigente ressaltou a unidade com o Fonasefe e demais entidades representativas do serviço público. Lembrou as campanhas de valorização do servidor público e destacou a importância da união com o conjunto da classe trabalhadora.
Também participaram da mesa de abertura o representante do Sindojus, Bruno Torres; o coordenador Fabiano dos Santos, representando o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais do Serviço Público); Marcos Santos, pelo CTB; Júlio Condaque, do CSP-Conlutas; Jorge Eduardo Soleto, da Federacion Judicial Argentina; Pablo Ernesto Elizalde Trinidad, da Asociación de Funcionarios Judiciales del Uruguay e João Batista Moraes Vieira, do sindicato anfitrião, Sinjufego/GO.
Acompanhe nossa cobertura do Congrejufe ao longo dos próximos dias no site e nas redes sociais.
Abaixo, alguns momentos do primeiro dia de Congrejufe: