No dia 24 deste mês, nós celebramos a vida de Sueli Carneiro! Mas você a conhece?
Sueli Carneiro é filósofa, escritora, paulista, fundadora do GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra e uma das mais importantes intelectuais do feminismo negro no Brasil. Este ano, ela foi eleita a Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti. Sueli Carneiro é uma de nossas mais importantes referências vivas!
Em sua vida, Sueli tem travado lutas históricas! Foi pioneira na luta para que o Conselho Estadual da Condição Feminina tivesse mulheres negras; integrou o Conselho Nacional da Condição Feminina, onde único programa brasileiro de orientação na área de saúde específico para mulheres negras; produziu o estudo “Mulheres negras e poder: um ensaio sobre a ausência”, onde teorizou sobre a subrepresentação política de mulheres negras no espaço de poder, além do apagamento e silenciamento das que lá estavam (como Benedita da Silva e Matilde Ribeiro), através da violência política de gênero e raça.
Sem meias palavras, ela questiona a condição de indigência humana a qual a população negra é submetida, fazendo com que esta recorrente morra por “mortes preveníveis e evitáveis”, além de questionar as violações sofridas por mulheres negras, mesmo em períodos de avanço para as mulheres brancas.
Sueli Carneiro é teoria e prática de transformação!
Quer conhecê-la um pouco mais?
Leia:
Escritos de uma vida, 2018;
Mulher negra: Política governamental e a mulher, 1985;
Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil, 2011;
A construção do outro como não-ser como fundamento do ser, 2002.
Ouça:
Mano a Mano, episódio 27
Por Ana Priscila Alves, gestora pública e assistente da Assessoria Política do Sisejufe