A primeira etapa da Campanha Fique em casa e apoie quem não tem casa, mobilizada pelo Sisejufe em parceria com a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese do Rio de Janeiro contou com duas importantes participações: a Seção Judiciária do Rio de Janeiro e o Tribunal Regional Federal da Segunda Região.
A campanha arrecadou R$3.765,31. Com esse valor, serão compradas 3012 garrafas de água mineral de 1,5 litro, que serão distribuídas a cerca de mil pessoas assistidas por alguns dos projetos sociais orientados pela Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese do Rio de Janeiro e apoiados pelo Sisejufe. A diretora do sindicato Eunice Barbosa ressalta que a água é o bem mais inacessível às pessoas em situação de rua e por essa razão a campanha priorizou a aquisição deste item.
A reserva das garrafas de água mineral foi efetuada pela equipe do sindicato e da Pastoral que coordena a campanha, em nome da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e a entrega está sendo feita a partir de sexta-feira (24/04). A nota fiscal da compra e os registros da entrega e distribuição para a população em situação de rua serão publicados em breve.
“Somos muito gratos a todos e todas que contribuíram com a campanha. Sem descuidar da missão de entregar a prestação jurisdicional, servidores e magistrados cumprem sua responsabilidade social e humanitária ajudando a cuidar das pessoas mais necessitadas na crise do novo coronavirus”, destaca a diretora Eunice.
Serão beneficiados os seguintes projetos:
– Associação de Comunidades de Vida Mariana (Rua Bela, 795) – assiste a cerca de 500 pessoas por semana na região da barreira do Vasco, em São Cristóvão, com alimentação, banho, roupas, calçados e material de higiene pessoal;
– Paróquia Cristo Rei (Rua Oliveira Figueiredo, 78, Vaz Lobo/RJ) – assiste a cerca de 150 pessoas diariamente com alimentação, banho, roupas e material de higiene pessoal;
– Paróquia Nossa Senhora da Glória (Largo do Machado) – assiste cerca de 180 pessoas diariamente com alimentação;
– Capela Santo Antônio (Campo Grande) – assiste cerca de 300 pessoas por semana oferecendo café da manhã, almoço e higiene pessoal;
– Voluntários da Leopoldina (região da Leopoldina/RJ) – assiste cerca de 500 pessoas por semana com distribuição de almoço.