Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Brasil se sagra campeão mundial em Goalball

Antes mesmo da Seleção Brasileira de Futebol sofrer uma de suas piores derrotas em copas do Mundo na última terça-feira, dia 8 de julho, quatro dias antes o Brasil conquistava o Campeonato Mundial de Goalball, disputado na Finlândia.

Com uma grande atuação de nossos jogadores, o Brasil ganhou dos donos da casa numa sonora goleada de 9 a 1, nos tornando, assim, e pela primeira vez na história, campeões mundiais na modalidade, o que pode colocar o país como uma potência mundial nesse esporte.

Foto capturada da página eletrônica do Comitê Paralímpico Brasileiro

Foto capturada da página eletrônica do Comitê Paralímpico Brasileiro

Trata-se o Goalball de um esporte exclusivamente para deficientes visuais e tem origem logo após a Segunda Guerra Mundial.  Criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e pelo alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar veteranos da guerra que perderam a visão. É jogado numa quadra de 9 por 18 metros e cada time tem 3 jogadores, sendo um pivô e dois alas. A bola tem que ser arremessada com as mãos e o outro time tem que defendê-la se jogando no solo. É um jogo extremamente rápido, pois a bola não pode demorar mais de que 10 segundos na mão dos jogadores.

O esporte já é considerado paralímpico há várias de décadas. Na última Paralimpíada, o Brasil, ou seja, essa mesma equipe, já havia conquistado a medalha de prata em Londres. Dessa vez, só foi a coroação de todo um trabalho desenvolvido seriamente por todos: jogadores e comissão técnica.

Últimas Notícias