Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

“Batuque na Justiça”: bloco do Sisejufe volta às ruas e dá as boas-vindas ao Carnaval

Foram duas apresentações: uma às 15h, em frente ao TRT1, e uma às 18h, na Cinelândia; evento pré-carnavalesco aconteceu nesta quinta-feira, 08/02

Carnaval é cultura popular, festa e resistência.

Como diz o historiador e professor Luiz Antonio Simas, a festa, o carnaval nos traz um processo de reconstrução do sentido coletivo de vida. “A correria da vida, os corpos domesticados dentro da lógica do trabalho, o consumo exacerbado que marca os fundamentos da nossa sociedade. Tudo isso gera um despertencimento em relação àquilo que nos constitui como comunidade e a festa é uma instância de reconstrução desse sentido”, costuma dizer ele em todas as suas entrevistas ao explicar a história e a magia do carnaval no Brasil.

Para nós do Sisejufe, também. Enxergamos o Carnaval como uma manifestação pra lá de especial e democrática. É tempo de festa, união e congraçamento nas ruas. E, mais uma vez, foi isso que vivenciamos, nesta quinta-feira, 08/02, pelas ruas do Centro, com o bloco do Sisejufe, o Batuque na Justiça, fazendo bonito em um evento pré-carnavalesco. Junto aos servidores e servidoras e junto ao povo da rua que passava pelo Centro da cidade, vivenciamos a festa democrática, pulsante e cheia de energia que é o carnaval.

Nosso Batuque na Justiça fez duas apresentações: uma às 15h, em frente ao TRT1, e uma às 18h, na Cinelândia.

Formado por servidoras e servidores sindicalizados que fazem parte do curso de percussão “Batuque na Justiça”, em parceria com a Fina Batucada – bateria formada por mulheres e comandada por Mestre Riko -, o bloco “Batuque na Justiça” abriu os trabalhos animando o pessoal que passava em frente à sede do TRT1, na Rua da Imprensa, Centro do Rio.

Com o tema “Carnaval sem trabalho infantil, com trabalho seguro e sustentável”, nosso bloco, como sempre, lembrou que é tempo de festa, sim, mas com conscientização, sempre. A letra do samba foi composta pelo diretor do Sisejufe João Victor Albuquerque; pela servidora Andrea Capellão e por Carlos Roberto Falcão Jr. A mensagem, claro, é contra o trabalho infantil e em defesa de um ambiente de trabalho seguro para todo mundo. (Logo abaixo, você confere e letra da música).

Ricardo Quiroga, vice-presidente do Sisejufe e servidor do TRT1, falou sobre a importância desse evento: “O Sisejufe tem, além do seu trabalho, obviamente, de luta pelos direitos imediatos dos servidores e servidoras, tem também o olhar para a parte cultural, de esportes e demais pautas transversais que dialogam com a sociedade. Então, não podemos deixar de apoiar essas iniciativas. A gente tem o Carnaval, que é uma festa fundamental que caracteriza o povo brasileiro, mas a gente também tem que, às vezes, trazer os recados e aproveitar exatamente o alcance que tem o Carnaval para levar nosso recado. E, que aqui, neste momento, é a questão do trabalho infantil, que a gente tem que combater o ano inteiro.”

O desembargador José Luís Campos Xavier, gestor do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-1, agradeceu a parceria do Sisejufe e comentou sobre a importância do evento: “Essa parceria com o Sisejufe tem sido fundamental para nós. Já é o terceiro ano com o nosso carnaval, aqui. A bateria Fina Batucada, sempre nos prestigiando, isso é muito importante, também. E mais do que isso: o trabalho social que a gente está desenvolvendo juntos. Combater o trabalho infantil para a sociedade é muito importante. Esse trabalho que a gente está realizando aqui parece pouco, mas já é um grande passo. Se a gente consegue tirar uma criança do trabalho infantil, já valeu a pena. O Brasil, todo mundo sabe, tem o compromisso de erradicar o trabalho infantil até 2030, e a gente está cumprindo a nossa missão de tentar erradicar o trabalho infantil, de conscientizar as pessoas sobre isso. É difícil, mas a gente vai tentando. Com os poucos recursos que temos, com a boa vontade que todos nós temos, a gente segue trabalhando porque a gente acredita na causa”.

Para a diretora Anny Figueiredo, é uma alegria ver o Sisejufe abrindo espaço para as festas sem esquecer das lutas, nunca: “Muito orgulho do nosso sindicato. É tempo de folia, festa, mas a gente nunca esquece que é preciso se manter atento, atenta às lutas da sociedade. O trabalho infantil é uma triste realidade que nosso país tão desigual vivencia desde sempre. Tem que ser discutido e combatido o ano todo. E, como no Carnaval é algo ainda mais explícito, temos, sim, que nos posicionarmos e lutarmos contra isso. Carnaval é festa, mas é também resistência e luta”.

Dose dupla de Batuque na Justiça:

No fim da tarde, por volta das 18h, já na Cinelândia, começou a concentração para a segunda apresentação do dia. Nosso Batuque na Justiça ocupou uma parte da Praça Floriano, em frente à Justiça Federal Rio Branco, com as alunas do Batuque na Justiça e as integrantes da Fina Batucada, sob o comando do Mestre Riko. Alguns homens reforçaram o batuque. No repertório, sambas de antigos carnavais.

Quem passava pelo local, parava para ouvir e cair no samba junto com nosso Batuque que, aliás, fez bonito. Ilmar Fonseca, assessor parlamentar do deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), veio curtir o carnaval do Rio pela primeira vez. Hospedado no Centro do Rio, bem próximo de onde rolava a apresentação do Batuque na Justiça, ele foi “fisgado” pelo som da bateria, desceu para ver de onde vinha aquele som. Chegando ali, disse que teve “a grata surpresa de ver que era um bloco formado por mulheres e de saber que era um bloco organizado por um sindicato de trabalhadores”.

Maria, pessoa em situação de rua, também era pura animação. Ela dançava e rodopiava ao redor do bloco, com um sorriso no rosto. “Eu amo música, eu amo música. Viva o carnaval”, dizia, sem parar. Perto dela, um grupo de estrangeiros tirava fotos e arriscava uns passinhos, meio sem jeito, mas com muita animação.

Feliz com as duas lindas apresentações do dia, Mestre Riko comentou: “Carnaval é isso: rua, festa, resistência e união. Obrigado, Sisejufe, por mais um ano de parceria. Que venham mais carnavais e motivos pra celebrarmos.”

E foi assim, já quase 21h, que nosso Batuque na Justiça encerrou sua apresentação, já deixando saudades. Ano que vem, tem mais!

Antes, porém, tem mais uma apresentação, só que dessa vez, na Marquês de Sapucaí, no sábado das campeãs, dia 17/02, no desfile da Embaixadores da Alegria, a primeira escola de samba do país com acesso aberto a pessoas com deficiência.

Ao longo do dia, nas duas apresentações, nosso Batuque na Justiça contou com a participação de várias servidoras e servidores, como Carlos José dos Santos, o Casé; o vice-presidente do Sisejufe, Ricardo Quiroga; e diretores do nosso sindicato, como João Victor Albuquerque; Carla Nascimento; Vera Pinheiro, Valter Nogueira; Anny Figueiredo; os representantes de base Beto Flash e Abílio das Neves; nossa assessora política Vera Miranda, entre outros e outras presenças.
A todos e todas, muito obrigado!

 

Leia aqui o samba do nosso bloco, esse ano:

“Vem nessa, ioiô, na batucada

Requebra, iaiá, com a criançada

O TRT faz o povo cantar

É nessa que eu vou me acabar

Trabalho tem que ser seguro

Acidente não pode acontecer

Trabalhador, preste atenção

Às regras para a sua proteção

Lugar de criança é na escola

Estudando e jogando bola

Na rua, só se for para a folia

Fantasia, confete e alegria

Brinque bastante nesse Carnaval

Trabalho infantil é ilegal.”

(Autores: Carlos Roberto Falcão Jr; João Victor Albuquerque e Andrea Capellão)

 

O Batuque na Justiça:

Das atividades culturais oferecidas pelo Sisejufe, uma das que mais agradam aos servidores sindicalizados é o curso de percussão Batuque na Justiça, que é ministrado pelo professor de percussão popular da Escola de Música Villa-Lobos, Mestre Riko, fundador e regente da primeira bateria Feminina do Brasil, a Fina Batucada.

O servidor sindicalizado que desejar entrar no Batuque deve se inscrever pelo link www.sisejufe.org.br/inscricaobatuque

 

Primeira reunião ampliada do Departamento de Combate ao Racismo do Sisejufe reuniu diversas pessoas ligadas à luta antirracista, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias