Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participa do Ato Unificado em Defesa da Soberania Nacional e da Democracia

Evento aconteceu no Clube de Engenharia nesta segunda-feira (3/9)

Foto destaque: Convidados no palco do Ato Unificado pela Soberania Nacional e Democracia (Reprodução/acervo pesssoal Sisejufe)

Os diretores do Sisejufe Edson Mouta, que é também coordenador-geral da Fenajufe, e Ricardo Soares participaram, na noite desta segunda-feira (1/9) do Ato Público pela Soberania Nacional, no Clube de Engenharia, espaço histórico de resistência democrática no Brasil, localizado no centro do RJ. O local abrigou lutas contra a ditadura militar, pelas Diretas Já, contra a privatização das estatais e muitas outras. A manifestação contou com a presença de representantes de mais de 170 entidades, entre políticos, artistas, professores, estudantes e lideranças de movimentos sociais. No ato foi lançada a “Assembleia Permanente pela Soberania” e foi lido, pelo ator Antônio Grassi, um Manifesto contra o ataque do governo americano ao Brasil.

O documento destaca: “unimos-nos em um só propósito, defender a soberania nacional como condição para a democracia, o desenvolvimento e a justiça social. Por isso, eventuais diferenças políticas devem ceder lugar àquilo que nos une, o amor à nossa pátria e à defesa de sua integridade. (0:37) Curvar-se a posições externas é abrir mão de nosso futuro, é negar a possibilidade de uma nação livre, justa e solidária. É sobre a soberania do Brasil que repousa o direito do nosso povo construir seu destino com dignidade e independência. Vamos permanecer vigilantes e atuantes como uma assembleia permanente até que cessem essas abomináveis agressões externas à nossa pátria”.


Confira mais detalhes do Ato Unificado em Defesa da Soberania Nacional e da Democracia (Reprodução/Instagram/@sisejufe)


O diretor Edson Mouta afirmou: “estamos aqui em nome do Sisejufe e da Fenajufe para reafirmar que o Brasil não está à venda. O que está em jogo são as nossas empresas, a Petrobras, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, é nossa independência nos fóruns internacionais. Por isso, é importante que toda a sociedade civil esteja neste momento unida para dizer em alto e bom som que a soberania brasileira é inegociável”.

Ricardo Soares ressaltou que a adesão em massa ao ato fortalece a luta. “O Sisejufe não poderia deixar de estar presente num ato dessa magnitude, que é um marco nacional em defesa da soberania, em defesa do nosso país e em defesa do Estado Democrático de Direito. Vamos em frente pelo Brasil forte, soberano, independente e livre”, exaltou o dirigente.

Últimas Notícias