Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Assembleia aprova por unanimidade orçamento 2026 do Sisejufe

Dirigentes destacaram, também, vitória da aprovação dos projetos de recomposição salarial e do adicional de qualificação no Senado, na tarde desta quarta-feira (26/11)

Os servidores e servidoras do Judiciário Federal do Rio de Janeiro aprovaram, por unanimidade, nesta quarta-feira (26/11), a proposta orçamentária do Sisejufe para o exercício de 2026. A assembleia, realizada on-line pela plataforma Zoom, foi conduzida pela presidenta Lucena Pacheco Martins, pelo vice-presidente Ricardo Quiroga e pelo secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Patrimônio, Valter Nogueira Alves.

A votação aconteceu em um dia histórico para a categoria: poucas horas antes, o Plenário do Senado aprovou os projetos de lei referentes ao Adicional de Qualificação (PL 3084) e à recomposição salarial (PL 4750), concluindo a tramitação no Senado. Os projetos seguiram para sanção presidencial.

As diretoras e diretores ressaltaram que essa conquista é resultado de um trabalho contínuo, construído ao longo de várias gestões, com forte protagonismo do Sisejufe no âmbito da Fenajufe.

Ao abrir a assembleia, Lucena agradeceu a presença da categoria e enfatizou o simbolismo do momento: “começamos comemorando! Os projetos 3084 e 4750 foram aprovados hoje no Plenário do Senado. É uma conquista que veio com muita articulação, muita luta e com a presença ativa da Fenajufe e dos sindicatos de base. Essa vitória é fruto da unidade, da mobilização e da força coletiva que construímos aqui no Rio de Janeiro. Agradeço a cada um e a cada uma que participa desta assembleia em um dia tão importante.”

A dirigente destacou, ainda, que esse resultado só foi possível graças à atuação técnica e à seriedade de várias gestões do sindicato. Reforçou que o Sisejufe utiliza seu orçamento com responsabilidade para sustentar a luta sindical, defender a carreira, ampliar benefícios e garantir qualidade de vida às servidoras e aos servidores.

Ela lembrou também que a reformulação do AQ nasceu no Rio de Janeiro: “a reformulação do AQ foi uma pauta trazida pelos analistas do RJ, tratada com seriedade pelo Sisejufe e depois apresentada e defendida na Fenajufe. Hoje é uma política nacional que muda a vida da categoria.”

Força e protagonismo

O diretor Valter Nogueira reforçou que a aprovação simultânea dos dois projetos no Senado é um acontecimento inédito: “A aprovação de dois projetos dessa envergadura, num intervalo tão curto, é extraordinária. Isso acontece em uma categoria que tem sido pressionada por segmentos que avançam sobre o orçamento do Judiciário”.

Valter destacou o papel decisivo das mulheres do sindicato na Federação: “essa luta atravessou as duas gestões da Lucena, assim como as gestões de Fernanda Lauria, Soraia e, recentemente, também a do Edson. O sindicato tem desempenhado um papel importante na mobilização da categoria em nível nacional. Há muito tempo o Sisejufe assume o protagonismo de chamar os demais sindicatos da Federação à responsabilidade na condução dessa luta.”

O diretor acrescentou: “mesmo num cenário adverso — com teletrabalho, dificuldades de mobilização e a retirada prática do direito de greve — conseguimos barrar pautas prejudiciais nos governos Temer e Bolsonaro; e agora conseguimos segurar a reforma administrativa nesse Congresso hostil à sociedade e ao serviço público”.

Ele chamou atenção para o próximo grande desafio: “agora precisamos mirar a reestruturação da carreira. É um processo que leva tempo, mas estamos abrindo o caminho.”

A coordenadora-geral da Fenajufe Soraia Marca, que acompanhou as articulações e as votações no Congresso, falou direto de Brasília: “aprovamos dois projetos que envolvem malha salarial na mesma semana, tanto na Câmara quanto no Senado. Isso é recorde. É histórico. Seguimos trabalhando para garantir a sanção. Agora, a meta é a reestruturação da carreira, como disse o Valter. Estamos preparados para essa próxima etapa”.

Orçamento 2026: responsabilidade, serviços e sustentabilidade

Após as falas políticas, o gerente financeiro Marcelo Nobile e o diretor Valter Nogueira apresentaram os detalhes do planejamento orçamentário para 2026. Eles destacaram os investimentos voltados às mobilizações e ações estratégicas para a reestruturação da carreira; a manutenção das atividades culturais, como cursos, coral e teatro; melhorias e ampliações na Sede Campestre, além da Casa do Alto; a continuidade da assistência funeral custeada pelo sindicato; e o Clube de Vantagens, entre outros benefícios.

Valter lembrou que a mensalidade do Sisejufe é uma das mais baixas entre as entidades nacionais do PJU, por incidir apenas sobre o vencimento básico, e reforçou: “nosso orçamento é enxuto e todo comprometido com as lutas da categoria e com ações que reduzem o custo de vida das servidoras e servidores. Trabalhamos para manter um sindicato forte, atuante e responsável.”

Ele também anunciou a entrega prevista de mais cinco acomodações na Sede Campestre, chegando a 26 espaços disponíveis aos associados.

Aprovação unânime e compromisso coletivo

Encerrada a apresentação, a proposta orçamentária foi colocada em votação e aprovada por unanimidade, reforçando a confiança da categoria na gestão do Sisejufe.

“Agradeço a presença de todas e todos e reitero a gratidão aos coordenadores que nos representam na Fenajufe pela vitória na aprovação do AQ e da recomposição salarial. Seguimos juntos na luta pela reestruturação da carreira”, conclamou Lucena Pacheco Martins.

Últimas Notícias