Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira

Também foram referendados pela plenária o plano de lutas e as propostas contra opressões

Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE

A XXIII Plenária Nacional da Fenajufe aprovou, por unanimidade, na noite deste sábado (25/11), proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira e reposição das perdas inflacionárias.

O texto aprovado, de número 61, foi articulado pela Diretoria Executiva da Fenajufe e pelos campos Democracia e Luta, Luta Fenajufe e Fenajufe Independente.

Foram apresentados destaques, a maioria com pequenas alterações, que foram incorporadas ao texto original. Apenas dois destaques foram rejeitados.

A proposta de carreira aprovada diminui o fosso entre técnicos e analistas, que é um desdobramento da luta do NS.

Conjuntura e Plano de lutas

A Plenária também aprovou a proposta de conjuntura e o plano de lutas da categoria, que inclui a luta contra as terceirizações e em defesa da realização de concursos públicos; participação na Marcha da classe trabalhadora a Brasília; e a antecipação da parcela de 2025 para o ano de 2024 de recomposição salarial parcial dos servidores do PJU.

“É fundamental que a gente conquiste a antecipação da parcela da recomposição salarial de 2025 para 2024, o que nos libera no ano de 2025 para um novo plano de cargos e salários. É um dos primeiros passos para a gente chegar onde precisa. Nossas remunerações ficaram muito defasadas após seis anos sem qualquer reajuste. Além de sofrer achatamento salarial, ainda temos que disputar o orçamento com a magistratura. Aprovar a antecipação da última parcela do reajuste vai nos dar fôlego para buscar a valorização plena do nosso trabalho”, defendeu a coordenadora da Federação e presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco.

Opressões

Foi aprovado, ainda, o conjunto de propostas contra Opressões, entre elas a luta anticapacitista, contra o racismo e contra LGBTfobia; mulheres pelo fim da violência no trabalho; em defesa dos aposentados e pensionistas.

Por fim, foram acolhidas moções, como repúdio à decisão antissindical do TJ Maranhão contra o Sintrajufe-MA por combater o nepotismo, o loteamento de cargos e uso indevido de recursos públicos; repúdio às demissões de metroviários de SP e às privatizações; pelo fim do massacre sionista e imperialista em Gaza.

Momento único

A coordenadora da Fenajufe e diretora do Sisejufe, Soraia Marca, avaliou que o resultado foi extremamente positivo.

“Tivemos grandes avanços na nossa carreira, para os aposentados e diversos segmentos, e o que está marcando muito essa plenária é a demonstração de união. Todos aqui estão cientes da importância de estamos unidos nessa luta porque juntos somos mais fortes. Vamos sair daqui com muito trabalho para fazer. Que a gente consiga colocar em prática tudo que está sendo deliberado aqui nessa plenária”, afirmou a dirigente.

Para a coordenadora da Fenajufe e diretora do Sisejufe Fernanda Lauria, a aprovação da proposta de carreira foi histórica. “Da forma como se deu, foi unanimidade absoluta. Não teve nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Então, 100% dos delegados que estavam no plenário votaram a favor da proposta, o que mostrou o espírito de união que dominou a maior parte dessa plenária. Foi um momento único, que só evidencia a importância da unidade e do trabalho conjunto da categoria para, assim, a gente conseguir alcançar a carreira que a gente quer”, enfatizou a dirigente.

O diretor Ronaldo das Virgens ressalta que as divergências foram poucas e isso facilitou o processo de articulação.

“Pela primeira vez, nós vimos todos os campos formando consenso em tudo o que foi proposto, em tudo o que foi posto ali em votação, houve consenso em quase tudo. Então, foi um congresso bastante produtivo em termos de ideias e propostas. Pela primeira vez, eu vejo também a categoria totalmente unida para poder concretizar essas propostas. Chegaremos fortes e confiantes no propósito de conquistar vitorias em Brasilia, contemplando os anseios dos servidores e servidoras do PJU. Parabéns Sisejufe, parabéns Fenajufe”, afirmou.

O diretor do Sisejufe Lucas Costa destacou o consenso entre as três principais forças.

“Aprovamos um texto que unifica a categoria em torno de um projeto comum que contempla diversas demandas que vêm sendo acumuladas praticamente ao longo da última década. Então, a evolução dos debates envolvendo essas demandas permitiu o seu acúmulo e depuração nas diversas instâncias sindicais, contemplando os anseios e peculiaridades dos diversos segmentos da categoria, para agora serem contempladas de forma compilada, abrangente e dentro de uma estrutura de premissas bem definidas, para ser batalhada pela categoria de forma unificada pelos próximos anos, tanto no STF, quanto no Congresso Nacional, como uma espécie de farol que orienta a todos os servidores e servidoras do Poder Judiciário da União e do MPU”, exaltou Lucas.

Em breve, vamos divulgar a resolução da Fenajufe com todas as propostas aprovadas na XXIII Plenária Nacional da Fenajufe.


Veja momentos de hoje na plenária:

Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE Aprovada por unanimidade proposta que unifica a categoria em busca da reestruturação da carreira, SISEJUFE

Fotos: Comunicação do Sisejufe e da Fenajufe 

Últimas Notícias