O domingo (27/04), segundo dia de Congrejufe, começou cedo e cheio de atividades.
Às 08:30h, aconteceu a reunião organizativa da chapa da diretoria do Sisejufe.
Em seguida, já nas atividades do congresso, teve início a leitura do regimento interno.
Nossa diretora Fernanda Lauria, que é também coordenadora da Fenajufe, fez a leitura do documento. Fernanda conduziu a mesa de abertura desse segundo dia de evento, que começou às 9h, e se chamou “O leito do rio que nos guia: organização, regras e fundamentos do 12º Congrejufe/Regimento interno.
Já perto da hora do almoço, teve início a segunda mesa de debate do dia. Vera Miranda, assessora política do Sisejufe e assessora técnica da Fenajufe, foi uma das integrantes da mesa que teve como tema “Remando juntos na mesma direção: avaliação da gestão e atuação da Fenajufe”. Foi, na verdade, um balanço da atuação da Fenajufe pelas assessorias. Além de Vera, os demais palestrantes foram Larissa Awwad, da Cezar Britto Advocacia; Laíssa Vochikovski, também da Cezar Britto Advocacia; Carolina Marques, da Consillium Soluções Institucionais e Governamentais; Bruna Sandim, Cezar Britto Advocacia; Alexandre Marques, assessor institucional da Fenajufe; Vladimir Nepomuceno, diretor da VN1 Assessoria e Consultoria Ltda. A discussão foi conduzida, também, pelos coordenadores da Federação, Leopoldo de Lima e Edson Borowski.
Na parte da tarde, foi feita a escolha da Comissão Eleitoral e os debates diversos sobre Opressões.
Eleição da Comissão Eleitoral
Na retomada dos trabalhos, logo após a pausa para o almoço, foi aprovada a Comissão Eleitoral que acompanhará o processo de eleição do 12º Congrejufe.
Havia duas chapas: Chapa 1 – “Unidos por justiça” e Chapa 2 – “Democracia e luta”.
A chapa vencedora foi a Chapa 2 – “Democracia e luta”, que teve 234 votos e, portanto, elegeu 4 titulares e 1 suplente.
Já a Chapa 1 obteve 75 votos e elegeu 1 titular e 1 suplente.
Houve, ainda, três abstenções.
A composição da Comissão Eleitoral que foi aprovada é a seguinte:
Titulares: Marcelo Amorim, Marcos Paiva, Leonardo Couto Chery, Roney Marcelino e Cleber Gesiel Alves da Silva
Suplentes: José Carlos Alancardete dos Santos e Maria do Rosário Silva
Importante lembrar: a eleição ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 30 de abril.
A nova diretoria e conselho fiscal tomam posse no dia 1º de maio.
Balanço da Gestão
Após a eleição da Comissão Eleitoral, a primeira mesa da tarde foi “Navegando juntos: balanço da gestão e atuação da Fenajufe”, com a participação de Lucena Pacheco Martins, Soraia Marca, Sandra Dias e Fabiano Santos.
Lucena falou sobre as importantes conquistas que marcaram essa gestão, como a questão do NS, o reajuste, a não absorção dos quintos, entre outras. Finalizou sua fala dizendo que espera que a próxima gestão possa dar continuidade aos trabalhos e trazendo ainda mais respeito e valorização: “Nós cumprimos a tarefa a qual nos propusemos a fazer, sim. A semente está plantada e, agora, é seguir esse bom caminho que viemos trilhando. E que na próxima gestão a grande luta seja ir, constantemente, ir ao Congresso aprovar nosso Plano de Carreiras, a nossa reestruturação.”
Soraia também fez uma fala contundente sobre a avaliação da gestão que se encerra agora: “Nós conseguimos o NS. Nós fomos a primeira categoria do serviço público a ter reajuste. Tivemos muitas lutas e muitas conquistas, sim. É importante ressaltar isso. É interessante ouvir falar em mobilização. Sim, claro, mobilização é importante, também. Precisa, sim, fazer mobilização. Agora, a gente tem que lembrar que a Fenajufe é uma entidade de sindicato e a gente respeita a autonomia sindical, a autonomia de cada sindicato. A Fenajufe faz essa orientação aos sindicatos. Chamamos pras mobilizações, atos e lutas, mas respeitamos a autonomia sindical. E foi graças a essas mobilizações que nós conseguimos o que nós conseguimos. Essa gestão derrubou três vetos presidenciais, dois, inclusive, no governo Lula. Então, o que eu tenho a dizer, o que a gente tem que falar dessa gestão é que foi uma gestão combativa e exitosa, sim. Foi uma gestão democrática, sim. Foi uma gestão feminina e feminista. Temos muito orgulho de tudo isso e espero que esse caminho possa ter continuidade”, disse Soraia sendo bem aplaudida ao final de sua fala.
Após esse momento, foi aberto o microfone para intervenções dos participantes, para que também pudessem falar sobre a gestão da Fenajufe.
O diretor Ricardo Soares, coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão (DAI) do Sisejufe, fez uma fala contundente e bastante aplaudida sobre a avaliação da atual gestão da Fenajue, que se encerrará nos próximos dias para dar lugar à nova gestão.
Ouça AQUI.
Pausa para um rápido lanche e o dia de atividades foi retomado já com as diversas mesas sobre Opressões, que se estenderam pelo início da noite e seguiram até depois das 21h. (clique NESTE LINK para ler a matéria sobre as Mesas de Opressões).
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!