Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Aposentados acompanham, em transmissão ao vivo, participação da presidente do Sisejufe em audiência pública sobre direito à aposentadoria, na Câmara dos Deputados

A reunião mensal do SAP contou, ainda, com o primeiro encontro formativo para Conferência Livre da Pessoa Idosa

A Secretaria de Aposentados e Pensionistas realizou, nesta terça-feira (27/5), a sua reunião mensal, no auditório do Sisejufe. Na chegada, um momento para confraternizar e matar a saudade. Em seguida, os participantes foram convidados a acompanhar, em transmissão ao vivo, a participação da presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco Martins, na audiência pública realizada pela Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados com o tema “Servidores públicos e a corrosão do direito à aposentadoria”.

A dirigente ocupou a mesa principal, ao lado do deputado federal Reimont (PT-RJ) e outros convidados. Pelo Sisejufe, estavam presentes, ainda, a secretária de Comunicação Soraia Marca, também coordenadora-geral da Fenajufe; a assessora política Vera Miranda e o assessor parlamentar Alexandre Marques.

Em sua fala, Lucena lembrou da corrosão do direito à aposentadoria e reiterou a defesa do apensamento da PEC 6/2024 à  PEC – 555/2006. Essas propostas visam aliviar a contribuição previdenciária de servidores aposentados e pensionistas, promovendo mais justiça e equilíbrio. A presidente do sindicato comentou que o desconto previdenciário que é feito no contracheque dos aposentados fere princípios da dignidade da pessoa humana. “O Estado em vez de proteger, penaliza quem mais precisa da proteção”, disse.

A presidente do Sisejufe destacou que todos precisam estar unidos pela aprovação da PEC 6 pelo andamento da PEC 555 para garantir que a aposentadoria seja um bem de qualidade para o servidor. “Aposentadoria é uma cobrança injusta, imposta sem contrapartida, que desrespeita quem dedicou sua vida ao serviço público e hoje; já sem benefícios como auxílios ou funções comissionadas, sofre perdas constantes e tem sua aposentadoria corroída pelo ajuste fiscal. Ela não é privilégio, é direito”, enfatizou.

O deputado Reimont se colocou a disposição para ajudar nessa luta, buscando diálogo com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e a interlocução com o governo, a fim de que haja avanço no tema. “Contem conosco, contem com a nossa luta e a nossa parceria. Não deleguem para nós a luta. A luta é para nós, que estamos juntos para fazer os movimentos que forem necessários para alcançar a vitória”, afirmou o parlamentar.

Depois de assistir à audiência pública, os aposentados, aposentadas e pensionistas participaram do primeiro encontro formativo para Conferência Livre da Pessoa Idosa, conduzido por Tiago Pereira, da Assessoria Política do sindicato. Ele explicou, em detalhes, como se dará a preparação para o evento, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de Agosto, na sede do Sisejufe. (os detalhes desta atividade serão divulgados em breve aqui no site)

Para a secretária de Aposentados, Neli Rosa, foi um encontro de muito aprendizado. “Essa reunião foi muito produtiva para todos nós, aposentados e pensionistas, inclusive a Lucena compondo uma mesa com o deputado Reimont foi muito bom para o Sisejufe. A audiência pública coincidir com nossa reunião mensal foi ótimo porque nos sentimos como se estivéssemos sentados naquele plenário, reivindicando o apensamento da PEC 6 à PEC 555 para que o confisco de rendimentos de aposentados e pensionistas cesse. Eu acho que dessa vez o negócio vai andar”, observou a diretora.

Além de Neli, participaram da reunião do SAP as diretoras Helena Cruz, Anny Figueiredo e Vera Pinheiro.

A reunião mensal foi encerrada com o tradicional lanche e, claro, o bate-papo para colocar a conversa em dia.

Veja alguns momentos da reunião:

Últimas Notícias