Nesta quinta-feira (10/8), as atividades da campanha Antecipa STF serão fundamentais para aumentar a pressão na reta final do prazo para que os órgãos do PJU apresentem as propostas orçamentárias ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) para inclusão no Projeto de Lei Orçamentário Anual de 2024 (PLOA 2024). O prazo se encerra nesta sexta-feira (11 de agosto).
O Sisejufe participará das atividades chamadas pela Fenajufe às 10h no Congresso Nacional e às 15h na porta do STF. O sindicato estará representado pelos diretores João Victor Albuquerque e Dulavim de Oliveira; pela representante de base Carla Nascimento; e pela servidora Adriana Tangerino.
No Rio de Janeiro, nossos dirigentes também chamam a categoria a se engajar nas mobilizações. Às 10h, nosso encontro será pelo Instagram no @Sisejufe, com o PJU na Pressão, ao vivo, com a diretora Lucena Pacheco. Às 11h, haverá mobilização na porta do TRF2; às 12h, em frente ao TRT Lavradio; e às 16h no TRE sede.
Os servidores e servidoras que desejarem fortalecer a nossa luta, podem imprimir o cartaz da campanha, que está no formato A4 para facilitar, tirar fotos e enviar para nosso e-mail: comunicação@sisejufe.org.br, que iremos publicar nas redes sociais. Lembre de informar seu nome e tribunal.
Clique AQUI para baixar o cartaz e imprimir.
Como foram as mobilizações no dia 9
A Federação e dirigentes dos sindicatos de base, incluindo o Sisejufe, realizaram intensa mobilização em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (9/8). A pressão funcionou e o diretor-geral do STF, Miguel Ricardo Piazzi, decidiu receber a Fenajufe. Na pauta, a antecipação da parcela da recomposição salarial de 2025 para pagamento em 2024. Apesar da expectativa, a reunião não trouxe resultados concretos.
Ainda na tarde de ontem, a categoria foi surpreendida com uma notícia de que o orçamento do Judiciário foi aprovado na quarta-feira (8/8), em sessão administrativa do Supremo.
A Federação cobra explicações e transparência a respeito desse orçamento. Além, é claro, da inclusão do pagamento da parcela.
A antecipação do pagamento é uma medida essencial para diminuir as perdas salariais dos últimos anos. O índice de 19,25% reporia as perdas acumuladas entre 2019 e 2022, que totalizaram mais de 30,65%. O parcelamento da recomposição parcial aumenta, ainda mais, essas perdas.
A campanha de mobilização pela antecipação do pagamento da parcela da recomposição salarial das servidoras e servidores do PJU e do MPU foi lançada no início do mês de julho após a Federação apresentar requerimento do pleito tanto ao STF quanto à PGR.
Imprensa Sisejufe, com informações da Fenajufe