Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Administração da Justiça Federal anuncia novo espaço de convivência e economia de despesas em 2020

Medidas foram anunciadas na reunião da mesa permanente de negociação entre a diretoria da SJFJ e o Sisejufe

O Sisejufe e a Administração da Justiça Federal, Seção Judiciária do Rio de Janeiro, realizaram, na sexta-feira (13/12), a última reunião do ano da mesa permanente. Um dos assuntos da pauta foi o andamento das transferências temporárias das varas de Angra e Campo Grande para Volta Redonda e JF Venezula, respectivamente. A diretora-geral da SJFJ, Luciene da Cunha Dau Miguel, informou que os servidores de Angra já estão trabalhando em Volta Redonda, mas dois deles ficaram no município, provisoriamente em sistema de teletrabalho. Esses servidores irão fazer o atendimento no Posto Avançado, que tem previsão de começar a funcionar em fevereiro ou março. A administração aguarda um posicionamento da prefeitura para definição do terreno. Já a transferência dos funcionários de Campo Grande para a JF Venezuela se dará em março ou abril. Solicitado, a diretora da SGP, Luciane Almada informou que a Administração envidará esforços para enviar a equipe de saúde para apoiar os servidores nesse processo de mudanças, até o início do recesso.

Luciene Miguel informou ainda que os galpões do complexo da Rua Equador estão passando por obras de melhorias como colocação de pisos e adequação do telhado. O objetivo é refrigerar os galpões para que servidores e funcionários contratados que atuam no local tenham condições mais dignas de trabalho e de convivência. “Agradecemos muito. Essa é uma demanda antiga, uma dívida da Administração para com os servidores que já enfrentaram situações bastante difíceis de calor e poeira naquele espaço”, disse a diretora Eunice Barbosa.

Corte orçamentário

O diretor do Foro da SJFJ, Osair Victor de Oliveira Junior, destacou outras medidas que entrarão em vigor na volta do recesso judiciário para atender aos ajustes do corte orçamentário. Uma delas será a restrição do horário de circulação nos prédios da Justiça Federal, das 11h às 19h, a fim de economizar energia elétrica. “Algumas pessoas chegam por volta das 8h da manhã e temos de ligar o ar condicionado e a iluminação porque não dá para a pessoa trabalhar no calor. A partir do ano que vem, vamos ligar o ar somente às 10h30”, explicou Osair ao presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves. Também estavam presentes na reunião a diretora do sindicato Eunice Barbosa, a assessora política Vera Miranda, a diretora da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SJRJ, Luciane Almada e a coordenadora da Sesop, Monique Carbonel.

Osair informou, ainda, que alguns prédios passarão por reformas pontuais, como troca de equipamentos e manutenção dos elevadores e sistema de ar condicionado na JF Venezuela. Em Três Rios, serão feitas obras de adaptação para tornar a vara mais acessível.

Novo Espaço de Convivência

O diretor do Foro acrescentou que, com a extinção do projeto do Núcleo de Atividades Operacionais (NAO), prevista para o dia 19 de dezembro, será criado um novo Espaço de Convivência no local onde funcionava um dos núcleos, na JF Rio Branco. “Queremos expandir a ideia dos espaços de convivência porque é uma área de interação entre os servidores e a população”, ressaltou.

Um ano de avanços

Os diretores do Sisejufe agradeceram a abertura de diálogo e avaliaram que a mesa de negociação, reduziu a demora na apreciação e resolução de casos importantes em defesa dos servidores. Osair também elogiou os avanços da mesa permanente, que teve reuniões mensais em 2019. “Temos em vocês o braço forte de atuação num campo onde eu não posso atuar. É uma nova visão sindical, que atua onde é necessário, nem sempre com barulho, mas sempre de maneira inteligente e estratégica”, afirmou o diretor do Foro.

Últimas Notícias