Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

A Justiça é Mulher: servidora Joana Gotlib, do TRE-RJ, reforça luta para que mais mulheres ocupem espaços de liderança

A Justiça é feita de mulheres fortes, competentes, que ousam transformar seu local de trabalho. É o que conta Joana Gotlib, servidora do TRE de São Gonçalo:

“A presença das mulheres no Judiciário é fundamental para a modernização da Justiça porque gera diversidade, representatividade feminina, o que vai viabilizar igualdade de oportunidades. Nós, mulheres, resolvemos os conflitos do trabalho de forma criativa, gerando novos formatos a velhos procedimentos e rotinas. Por essas razões, torço para que cada vez mais mulheres ocupem estes espaços, principalmente cargos de liderança dentro da Justiça. Por outro lado, acredito que quando uma mulher, usuária do serviço da Justiça vem buscar atendimento, e eu, como uma servidora mulher, lhe presto esse atendimento com acolhimento, e assim ela se sente representada, se sente parte de um sistema que aparenta ser muito complexo ao grande público. Eu sempre estive envolvida no atendimento ao público dentro do TRE e esta experiência me impacta como mulher diariamente, tanto na questão do acolhimento quanto da sensibilidade, uma vez que nos deparamos com situações corriqueiras, pessoas carentes social e economicamente, buscando atendimento. São muitas mulheres que comparecem com os filhos (porque não tem com quem deixá-los) para regularizar sua situação eleitoral. Quantas vezes segurei os bebês de colo para que elas pudessem assinar o documento, ou distraí os pequenos para que pudessem realizar o atendimento. Cheguei a montar, junto com outras mulheres, um espaço lúdico dentro do Cartório para as crianças, com brinquedos, livros e desenho, enquanto suas mães e pais eram atendidos”, diz.

E continua: “Nós mesmas, que trabalhamos no Judiciário, temos dificuldades com a maternidade. O que eu senti muito como servidora mulher é que deveríamos, além da licença maternidade, ter também uma licença amamentação para todas as justiças, porque o retorno é muito difícil com a carga de trabalho que temos. Tenho grandes amigas mulheres que fiz aqui no Tribunal, que vivenciam experiências semelhantes”.

#pratodesverem Card lilás, roxo e branco com balões em linhas sinuosas. Do lado esquerdo, tem a foto da servidora Joana Gotlib, que está sentada em um banco, sorrindo; tem os cabelos loiros no ombro; usa brinco discreto, blusa branca com detalhes em laranja e sapato amarelo. Do lado direito susperior há a logo do projeto do Mês das Mulheres, com ilustração de uma servidora negra segurando a balança da justiça com a frase “A justiça é mulher”. Logo abaixo vem o texto: MÊS DA MULHER e a frase de autoria da Joana, já descrita no primeiro parágrafo. No rodapé à direita estão as logos do Sisejufe e do Departamento de Mulheres.

Últimas Notícias