Rio – A Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro é rejeitada por 51% dos brasileiros e aprovada por 41%. Se dizem indiferentes 2% e 7% não sabem como se posicionar. Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo. As mulheres são mais resistentes à (56% de rejeição). Já entre homens, 48% se dizem a favor e 45% contra, um empate técnico (a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos).
Entre os que elegeram o presidente Jair Bolsonaro (PSL), 55% são a favor da reforma e 36% contrários. Já entre quem votou em Fernando Haddad (PT) ou branco ou nulo, 72% se dizem contra a mudança nas regras.
O apoio à reforma é superior em faixas de renda mais altas. Entre quem ganha mais de dez salários mínimos (R$ 9.998 em 2019), 50% apoiam a reforma; 47% são contra. A maior rejeição, de 63%, aparece entre funcionários públicos (5% da amostra).
O Datafolha ouviu 2.086 brasileiros com 16 anos ou mais, em 130 municípios em todo o Brasil, em 2 e 3 de abril.
O relatório da Reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados é favorável à admissibilidade total da proposta do governo Jair Bolsonaro. É o sinal verde para que o texto avance à comissão especial, que discutirá o mérito da proposta. O relatório ainda precisa ser votado na CCJ, o que está previsto para semana que vem.
Fonte: O DIA