Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Direção do Sisejufe define os rumos da entidade em 2017

A direção do Sisejufe esteve reunida nesse final de semana para definir seu planejamento estratégico para 2017. A luta contra a Reforma da Previdência deve ser o grande tema trabalhado junto à categoria, ao lado do reconhecimento do retroativo referente aos 13,23%.  O encontro foi realizado na Casa de Retiros e Eventos Regina Coeli, no bairro Tijuca, nos dias 27, 28 e 29 de janeiro. O planejamento reafirmou ainda a luta pelo Nível Superior para técnicos.

Previdência deve enfrentar resistências no Congresso

IMG_1679

O economista defendeu um referendo popular sobre a Reforma da Previdência

Na noite de sexta-feira, o painel Reforma da Previdência e outros ataques aos direitos dos servidores públicos foi apresentado pelo economista e assessor técnico do Dieese, Adhemar Mineiro. Ele acredita que as mudanças que estão sendo propostas pelo governo Temer deveriam ser ter referendo popular. “A PEC 287 é tão disruptiva que pode enfrentar resistência no próprio Congresso Nacional.”

A supervisora do escritório do Dieese no Rio de Janeiro, Jéssica Naime, também participou do debate. Ela adiantou que em fevereiro será realizado uma jornada sobre a reforma da Previdência no Rio de Janeiro, reunindo o movimento sindical com o apoio técnico da instituição.

O presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, vislumbra que, com as reformas propostas pelo Governo Temer, haverá um deslocamento de recursos do orçamento público para o setor financista, causando o empobrecimento da população brasileira. “A sociedade está anestesiada. Vamos enfrentar tempos difíceis”, lamentou.

Conjuntura é a pior dos últimos 20 anos

A programação do sábado iniciou com o tema Conjuntura Sindical e Fenajufe, apresentado pelo coordenador-geral da Fenajufe, José Aristéria e pelo presidente do Sisejufe.

Aristéia falou sobre o trabalho que os representantes da Fenajufe, em conjunto com os sindicatos, estão fazendo na Comissão Interdisciplinar de Carreira do Supremo Tribunal Federal. O Nível

Aristéia falou sobre o trabalho na Comissão de Carreira

Aristéia falou sobre o trabalho na Comissão de Carreira

Superior para técnicos foi defendido como prioritário no colegiado. Como o reajuste já está garantido para o próximo período, o dirigente avalia que este é um momento muito positivo para discutir outros temas da carreira. Ele também destacou a luta contra a Reforma da Previdência, que deve mobilizar servidores do PJU, a maior carreira do serviço público federal do país.

Para Valter, essa é a pior conjuntura para os trabalhadores nos últimos 20 anos. Além de retrocessos na área previdenciária, Valter salienta que agora os servidores em greve terão o corte do ponto, que só será negociado ao final do movimento.

O seminário seguiu com a apresentação do diagnóstico administrativo e financeiro do Sisejufe, seguido pela avaliação e  planos de ação de cada departamento e núcleo para este ano, bem como do Coletivo de Técnicos (Cotec-RJ). Ao final, foi aprovado o planejamento estratégico e orçamentário para 2017.

 

 

 

Últimas Notícias