Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe monta ponto de coleta de assinaturas para projeto de Reforma Política Democrática

O Departamento de Movimentos Sociais do sindicato está intensificando a coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular da Reforma Política Democrática. Para isso, montou uma tenda no Largo da Carioca, no Centro do Rio, próxima à saída do Metrô. A mobilização atende a um pedido do movimento de coalizão “Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”, formado pela OAB, CNBB e mais de 100 entidades da sociedade civil, incluindo o Sisejufe. A ação, que acontece simultaneamente em todo o país, tem por objetivo alcançar a meta de 1,5 milhão de assinaturas para que a proposta seja encaminhada ao Congresso Nacional. Até agora, cerca de 800 mil eleitores assinaram o documento.

reforma política (4)

Valter Nogueira Alves, presidente do Sisejufe, convoca os eleitores a participarem do projeto de reforma política democrática

O presidente do sindicato, Valter Nogueira Alves, avalia que a mobilização é essencial para que a população conheça o projeto que, entre outros pontos, propõe o financiamento público de campanha.

“A corrupção não está só no financiamento privado de campanha, mas começa ali. A gente não pode mais permitir que as empresas continuem fazendo investimentos nas campanhas eleitorais. Esse projeto vai ser apresentado pela sociedade brasileira. Não podemos garantir que vá ser aprovado. Mas terá o peso de mais de 1,5 milhão de assinaturas de pessoas que não concordam com o atual sistema político eleitoral”, afirma Valter.

O aposentado Wilson Silva Leal fez questão de apoiar a campanha. “Acho uma iniciativa louvável. O Brasil precisa ser passado a limpo. Tem muita gente que se elege prometendo defender o povo e defende os interesses próprios e das empresas. Minha assinatura pode fazer a diferença. Todo cidadão que se preocupa com o país deveria assinar”, diz.

Para o jornalista Alexandre Ferreira, não é aceitável que o político receba ajuda privada. “Tem que ter ajuda do povo, não das empresas. Caso contrário, o interesse dele estará comprometido, corrompido, prostituído”, avalia.

O Sisejufe coletará assinaturas de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, até o fim do mês de maio. Os servidores também podem imprimir uma cópia do formulário da coalizão ‘Reforma Política Democrática e Eleições Limpas’ na página principal do site, recolher assinaturas e entregar o documento na sede do sindicato.

 

Últimas Notícias