Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

30 de Maio: Sisejufe participa de ato em frente ao CJF pela recomposição da Indenização de Transporte

30 de Maio: Sisejufe participa de ato em frente ao CJF pela recomposição da Indenização de Transporte, SISEJUFE

Oficiais de justiça e demais categorias do serviço público federal se reuniram, na tarde desta segunda-feira (30), em frente ao Conselho da Justiça Federal para mais um ato pela recomposição da Indenização de Transporte.

A mobilização reuniu caravanas de Amapá, Bahia, Brasília, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina que demonstraram a urgência do reajuste da IT paga aos oficiais de justiça.

Durante o ato, representantes da Fenassojaf e Fenajufe, além das associações regionais e sindicatos presentes, reafirmaram os altos preços dos combustíveis, além dos custos com a manutenção dos veículos próprios utilizados para o cumprimento dos mandados.

A vice-presidenta da Fenassojaf e diretora do Sisejufe Mariana Liria chamou a atenção para a convocatória especial, conjunta das duas entidades, “porque os oficiais de justiça estão cruzando os braços hoje pela Indenização de Transporte”.

O coordenador-geral da Fenajufe Fabiano dos Santos ressaltou que, atualmente, os oficiais de justiça enfrentam a política do desmonte dos serviços públicos, “essa mesma política é o que hoje pauta os preços da Petrobrás e pressiona, ainda mais, pela revisão da Indenização de Transporte. Essa pauta é urgentíssima e a mobilização precisa ser cotidiana até que os conselheiros do CJF e do CSJT criem vergonha na cara e deem o tratamento justo que os oficiais de justiça merecem”.

O diretor regional Centro-Oeste da Fenassojaf Márcio Martins Soares enfatizou este 30 de maio como “mais um dia histórico. Não dá mais para suportar essa imoralidade… a Administração Pública está transferindo um ônus dela para os servidores que estão pagando para trabalhar. Isso é inadmissível”.

“Justiça Federal, reajusta a IT do Oficial”, com essas palavras de ordem, o ato desta segunda-feira foi encerrado com a avaliação de que a mobilização cumpriu o seu papel de demonstrar a insatisfação do oficialato com o valor pago atualmente.

Para Mariana Liria, “os oficiais de justiça não aguentam mais tamanha enrolação e descaso com propostas esdrúxulas que não contemplam os gastos na utilização do veículo próprio para o cumprimento dos mandados. Percorremos centenas de quilômetros em todo o Brasil, por estradas urbanas e rurais, para fazer valer a Justiça. E não é possível tamanho descaso com a nossa causa que é justa e necessária”, ressalta.

A mobilização foi transmitida ao vivo pela Fenassojaf, via Youtube e Facebook. Durante a live, o presidente João Paulo Zambom fez um resgate histórico da luta dos oficiais das justiças Federal e do Trabalho na conquista da majoração. Segundo Zambom, “o oficial de justiça  não aguenta mais pagar para trabalhar”.

O coordenador da Fenajufe Thiago Duarte também participou da transmissão e reafirmou a luta por um reajuste digno, que cumpra o seu papel de reembolsar os oficiais de justiça pelos gastos no exercício da função.

30 de Maio: Sisejufe participa de ato em frente ao CJF pela recomposição da Indenização de Transporte, SISEJUFE
Enquanto as delegações se reuniam na frente do CJF, a presidente do Sisejufe Maria Eunice Barbosa e o diretor Pietro Valério, acompanhados de representações da Fenassojaf e Fenajufe, estiveram na sessão do Conselho Federal, em mais uma ação interna de convencimento dos conselheiros para a análise do pedido.

Ao final da transmissão da Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais,  João Paulo Zambom destacou os reajustes dos combustíveis que superaram 300% entre 2004 e 2022, além do IPCA que ultrapassou 182% no mesmo período. “E nós com apenas 10% de reajuste da Indenização de Transporte. Agradeço em nome da diretoria da Fenassojaf às associações e também aos sindicatos que enviaram representantes, ainda que não oficiais de justiça, para apoiar a nossa causa”.

O Sisejufe esteve no ato desta segunda-feira representado pela presidente Maria Eunice Barbosa e pelos diretores Lucas Ferreira Costa, Mariana Liria, Larissa Lima Azevedo e Helena Guimarães Cruz.

A transmissão da Fenassojaf deste 30 de maio permanece disponível via Youtube e Facebook da associação. Clique Aqui para assistir

Caroline P. Colombo, especial para o Sisejufe 

Últimas Notícias