Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Oficinas para combater o estresse na semana do servidor

Oficinas para combater o estresse na semana do servidor, SISEJUFE

Oficinas para combater o estresse na semana do servidor, SISEJUFEMúsica ambiente, mente desligada, olhos fechados, corpo relaxado… o clima de meditação foi proposto pela psicóloga Maria Carolina Nani aos servidores que participaram da oficina de arteterapia, no primeiro dia de eventos da Semana do Servidor no TRF2, nesta quinta-feira (30/10). A ideia é esquecer os problemas e a rotina desgastante de trabalho. “A prática da arteterapia é um recurso na gestão do estresse cotidiano. É um recurso para colorir a alma do indivíduo”, garante Maria Carolina.

O grupo manipulou massinhas coloridas, quase uma volta à infância. No final da atividade, os participantes expressaram através da pintura o que estavam sentindo naquele momento. “Eu fiz um olho com cores que me lembram o Brasil. Verde é a esperança e amarelo a luz. O vermelho é só para colocar uma cor quente. Eu estou me sentindo bem mais leve, feliz”, disse a servidora Edla Frazão Lopes.

Na oficina de saúde, os servidores puderam escolher entre acupuntura ou shiatsu express. “O shiatsu express é uma sessão de 15 minutos com massagem feita só nas costas, cabeça e membros superiores. O tempo é curto, mas é suficiente para relaxar e equilibrar a pessoa”, diz a massoterapeuta Maria Zélia dos Santos Silveira. A servidora Renata Almeida optou pela acupuntura . “A gente passa o dia inteiro Oficinas para combater o estresse na semana do servidor, SISEJUFEsentado, digitando processos no computador. Esta fugidinha é ótima para recuperar a energia. O funcionário com saúde trabalha melhor”, afirmou.

A Oficina de canto também fez sucesso. Durante meia hora, os servidores praticaram exercícios respiratórios, de aquecimento vocal e depois, claro, soltaram a voz. Segundo o professor Eduardo Feijó, a música também é muito eficaz para combater o stress. “Quando a gente canta ressoa a voz pelo nosso próprio corpo. E isso é uma grande massagem corporal. O ato de cantar produz endorfina, que gera a sensação de prazer, bem-estar e alegria. Cantar também é bom para a alma e para o espírito. Além de ser Oficinas para combater o estresse na semana do servidor, SISEJUFEuma grande diversão”, diz.

A Semana do Servidor, organizada pelo departamento de Saúde do SISEJUFE, é uma comemoração ao dia do servidor. Na sexta-feira (31/10) as atividades continuarão sendo oferecidas no TRF2. No dia 3 de novembro, o evento acontecerá na JF Venezuela e no dia 10 de novembro no foro da JF Rio Branco.

Programação TRF 2ª Região

Dia 31 de outubro, das 13h às 19

Eventos com inscrição préviaTRF2

Oficinas de Saúde com uso de Medicina Tradicional Chinesa – MTC – serão utilizadas técnicas da MTC tais como: acupuntura, quiropraxia, shiatsu, moxabustão, aurículoterapia, TMO, spirotaipirg, reflexologia podal, entre outros. Serão realizadas sessões de atendimentos com o fisioterapeuta de 20 em 20 minutos. Local: salas de sessões do 5º andar

Sessões de relaxamento – serão ofertadas sessões de atendimento shiatsu express (cadeirinha) ou de massagem rápida, com enfoque nos meridianos e com alongamentos (maca) – Serão realizadas sessões de atendimentos, das 13h às 18h com a fisioterapeuta com duração de 10 a 15 minutos. Local – salas de sessões do 5º andar Oficina de ArteTerapia na Gestão do Stress – Sessões de 30 minutos, utilizando técnicas de respiração, experiências sensoriais, atividades de conhecimento e consciência corporal, movimento e a meditação, tendo como meta a dissolução do stress emocional, atuando de maneira sutil e ativa e não provocativa: estimulando, apoiando e facilitando a expressão do corpo e da psique. Local – Plenário do TRF2 – 3º andar

Oficina de Canto – realização de oficina de canto, com o Maestro do Coral Sisejufe, Eduardo Feijó. Na oportunidade os servidores também terão informações sobre o Coral do Sisejufe. Ás 13 horas Local – Plenário do TRF2 – 3º andar

Inscrição para o evento As inscrições serão apenas para as oficinas. Os servidores serão atendidos mediante inscrição antecipada para dia e horário previamente agendado, para as oficinas de ArteTerapia, de MTC, de Relaxamento e Canto, através do telefone 2215-2443, falar com Patrícia Pires.

Programação da Justiça Federal

Dia 3 de novembro (JF Venezuela) e 10 de novembro (JF Rio Branco) 14h30 – Apresentação do Diagnóstico da Pesquisa de Saúde do Servidor: a coordenação de saúde apresentará os dados levantados sobre a saúde do servidor do judiciário fluminense, levantado através da pesquisa de saúde realizada durante os anos de 2012 e 2013.

Local –  auditório foro 15h30 – Lanche de confraternização

Local – Saguão do auditório do foro. 16h30 – Esclarecimentos sobre a Unimed Sisejufe –  atividade de 50 minutos com o gerente responsável pelo contrato do plano de saúde oferecido pelo SISEJUFE, que fará uma palestra no auditório e responderá perguntas dos servidores sobre o atual contrato.

Local –  auditório foro. Eventos com inscrição prévia nos  dias  03/11 e 10/11 Das 13h às 19 – Oficinas de Saúde com uso de Medicina Tradicional Chinesa – MTC – serão utilizadas técnicas da MTC tais como: acupuntura, quiropraxia, shiatsu, moxabustão, aurículoterapia, TMO, spirotaipirg, reflexologia podal, entre outros. Serão realizadas sessões de atendimentos com o fisioterapeuta de 20 em 20 minutos. Local – nas dependências dos foros

Sessões de relaxamento – serão ofertadas sessões de atendimento shiatsu express (cadeirinha) ou de massagem rápida, com enfoque nos meridianos e com alongamentos (maca) – Serão realizadas sessões de atendimentos com a fisioterapeuta com duração de 10 a 15 minutos.

Local – nas dependências dos foros

Oficina de ArteTerapia na Gestão do Stress – Sessões de 30 minutos, utilizando técnicas de respiração, experiências sensoriais, atividades de conhecimento e consciência corporal, movimento e a meditação, tendo como meta a dissolução do stress emocional, atuando de maneira sutil e ativa e não provocativa: estimulando, apoiando e facilitando a expressão do corpo e da psique. Local – nas dependências dos foros.

Oficina de Canto – realização de oficina de canto, com o Maestro do Coral Sisejufe, Eduardo Feijó. Na oportunidade os servidores também terão informações sobre o Coral do Sisejufe. Dia 3 de novembro,  às 13h30 Dia 10 de novembro,  às 13h30

Local – nas dependências dos foros

Inscrições para o evento As inscrições serão apenas para as oficinas. Os servidores serão atendidos mediante inscrição antecipada para dia e horário previamente agendado, para as oficinas de ArteTerapia, de MTC, de Relaxamento e oficina Canto, através do telefone 2215-2443, falar com Patrícia Pires.

Últimas Notícias