Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

21 Dias de Ativismo contra o Racismo: Sisejufe convida para roda de conversa virtual, nesta sexta (15/3)

O encontro virtual será transmitido ao vivo pelo canal do Sisejufe no YouTube

Em sua oitava edição, a campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo realiza diversas ações sobre discriminação e luta antirracista em diferentes espaços até 21/3, Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Sisejufe participa da atividade pelo terceiro ano porque acredita que, unindo forças, a luta ganha mais espaço e chega mais longe.

Vamos realizar nesta sexta-feira, 15 de março, às 19h, uma roda de conversa pelo canal do Sisejufe no YouTube com o tema “Tornar-se negro: análise do debate antirracista a partir da perspectiva de servidores e servidoras negros do Poder Judiciário”.

Iremos tratar de políticas de inclusão, racismo institucional, comitês de Equidade Racial, entre outros temas relevantes.

Venha refletir conosco e apontar caminhos para essa luta que é de todas e todos nós!!!

“A roda de conversa vai trazer assuntos importantes sobre a temática, especialmente a partir da análise de negros servidores e servidoras do Poder Judiciário”, ressalta a coordenadora do Departamento de Combate ao Racismo do Sisejufe, Patricia Fernanda, que vai mediar o debate.

Os convidados são:

📌Leonardo Santiago é Mestre em Direito Constitucional pela UFF. Especialista em Direito do Estado e da Regulação pela FGV. Analista Judiciário do TRE-RJ.

📌Rosana Mattos Baptista é Técnico Judiciário do TRT do RJ
Especialista em Administração Judiciária – FGV
Especialista em Compliance – Unyleya
Membro do Subcomitê de Equidade Racial do TRT/EJ

📌Renata Oliveira é agente da polícia judicial na Justiça Militar da União. É dirigente sindical no Sisejufe, onde integra, entre outros grupos, o Departamento de Combate ao Racismo.Tambem é membro do Coletivo Negro da Justiça Federal

📌Cássio Coutinho é oficial de justiça do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, atualmente lotado em Parintins (AM)
Membro do Coletivo Negro da Justiça Federal do Rio de Janeiro
Membro do Centro de Estudos sobre a Proteção Internacional de Minorias (CEPIM) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)
Foi servidor do TJ-RJ e do TRF da 2ª Região (Técnico em ambos)
Foi membro do Comitê Permanente de Equidade Racial e de Gênero da SJRJ

Para acompanhar a conversa, basta acessar o link sisejufe.org.br/aovivo no dia e horário marcados.

Saiba mais sobre os 21 dias:

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória às vítimas do massacre de Shaperville, província de Gautung, África do Sul, onde, em 21/3/1960, 69 pessoas foram assassinadas e 186 ficaram feridas em protestos contra o apartheid sul-africano. Na época, mais de 20 mil pessoas desarmadas lutaram contra a Lei do Passe, que determinava que os negros sulafricanos precisariam portar um documento em que estivesse expresso aonde eles poderiam ir, sua cor, etnia e profissão: uma forma de controle do Estado. Apesar do ato pacífico, um grupo de policiais atirou contra os manifestantes. Na África do Sul, desde então, a data é considerada feriado nacional.

Aqui no Brasil, durante 21 dias do mês de março, ações são realizadas pelos movimentos negros, militantes e apoiadores da causa antirracista como forma de trazer à tona o debate.

Últimas Notícias