Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais aprova estratégias de atuação

Entre os eixos aprovados, a valorização do serviço público, a batalha contra a PEC 32 e revogação das contrarreformas da Previdência e trabalhista; Fenajufe participou do evento

Neste domingo (24), os participantes da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais definiram os eixos de luta e estratégias de atuação da campanha a partir de 2024. A campanha, organizada pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública (ACD) sob o mote “Vamos articular e fortalecer as lutas sociais por direitos”, conta com a colaboração de mais de 50 entidades e tem como objetivo unificar e articular as lutas sociais a partir de 2024 frente às restrições orçamentárias e lutar para que os governos coloquem os direitos sociais como prioridade.

Representantes de várias entidades sociais e sindicais reuniram-se nos dias 23 e 24 de março, em Brasília, no Teatro dos Bancários para o evento que também foi transmitido no canal do youtube da ACD. Luciana Carneiro representou a Fenajufe, na plenária. Fabiano dos Santos também esteve presente e representou o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), além das representantes da base Anna Karenina, do Sitrajud/SP e Eliana Leocádia e Enilson Antônio, do Sitraemg/MG. A coordenadora da Fenajufe Denise Carneiro acompanhou a plenária virtualmente.

O primeiro dia foi dedicado a palestras de especialistas e lideranças sociais de diversas áreas que abordaram temas importantes como empregos e salários dignos, a luta dos estudantes no Brasil, os direitos dos povos originários, moradia, reforma agrária, Previdência Social, valorização do serviço e servidores públicos e outros direitos sociais fundamentais para toda a população.

Os trabalhos foram divididos em duas mesas de discussão, a primeira intitulada “O Retrato do Brasil”, foi aberta por Maria Lúcia Fatorelli que abordou a necessidade do enfrentamento do sistema da dívida à garantia dos direitos sociais; o professor Ladislau Dowbor palestrou sobre a função da economia e a importância de articular diversas lutas sociais; e o deputado distrital Fábio Félix (Psol-DF) destacou a importância da atuação parlamentar em defesa dos direitos sociais.

Confira as palestras da primeira mesa:

Após as análises mais amplas, a segunda mesa “As Lutas do Povo Brasileiro” teve como objetivo aprofundar os temas. A mesa foi aberta pela professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Raquel Dias que abordou a luta pela educação pública de qualidade e valorização dos docentes; Primeiro presidente da Fundação Palmares, Carlos Moura falou da luta pelos direitos da população negra e contra o racismo; Integrante da Marcha das Mulheres, Wilma Reis trouxe à tona a luta das mulheres em nosso país; e Roberto Piscitelli abordou a luta pela limitação dos juros extorsivos, defendendo um máximo de 12% ao ano.

O coordenador-geral da Fenajufe, Fabiano dos Santos também integrou a segunda e abordou o tema “Luta por Investimentos nos Serviços Públicos e Valorização dos Servidores Públicos”.

A deputada federal, Érika Kokay (PT-DF) prestigiou o evento. Em sua fala parabenizou a iniciativa das entidades organizadoras e falou da importância da luta em defesa dos direitos sociais frente ao crescimento da extrema direita que historicamente os ataca e retira.

Assista as palestras da segunda mesa:

Plenária final

O segundo dia foi dedicado à definição dos eixos e organização da campanha, e as estratégias de atuação e organização da mobilização com a indicação dos integrantes da coordenação nacional e regional da campanha.

Entre os eixos aprovados, lutas defendidas há anos pela Fenajufe, como a valorização do serviço e do funcionalismo público, a batalha contra a reforma administrativa, a revogação das contrarreformas da Previdência e trabalhista e o fim da taxação previdenciária de servidoras e servidores aposentados(as) e pensionistas.

A coordenação da campanha será composta por entidades nacionais e regionais que serão responsáveis por levar os eixos para serem trabalhados nos estados. Os Sindicatos de base da Fenajufe, Sitraemg/MG, Sintrajud/SP e Sindjufe/BA, se colocaram para compor a coordenação regional. A campanha será dividida em grupos de trabalho de acordo com cada eixo.

Para saber mais sobre a Campanha Nacional por Direitos Sociais acesse aqui.

Texto: Fenajufe

 

Últimas Notícias