Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

10 de dezembro é definido como Dia de Luta contra a Reforma Administrativa e em Defesa do Auxílio Emergencial

Fonasefe aprova atos nos estados e no Distrito Federal e a construção de audiência pública sobre a reforma administrativa

As entidades que compõem o Fórum Nacional das Entidades do Serviço Público, reunidas na terça feira (17), definiram um calendário de mobilização para intensificar a luta em defesa do serviço público. Foi aprovado ato em 10 de dezembro para marcar o Dia Nacional de Mobilização, com realização de atividades nos estados e em Brasília. (Veja o calendário completo no final da matéria)

Desde o início da gestão os governistas propagandeiam inverdades sobre os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público no sentido de desqualificar o funcionalismo diante da sociedade. O objetivo principal é encontrar justificativas para seguir com o projeto de reforma Administrativa que vai abrir brechas para as privatizações e desmantelar o estado.

Para desconstruir essa narrativa perniciosa do governo e conscientizar a sociedade sobre a real proposta das PEC´s 186, 188 e 32, os participantes defenderam a continuidade da campanha de mídia com maior intensidade. Os dirigentes discutiram a construção de uma audiência pública com os setores do congresso que se opõem a reforma Administrativa. O Dia Nacional de Mobilização (10/12) terá como pauta a defesa do auxílio emergencial para disputar a narrativa e ganhar parte da sociedade para a luta contra o desmonte do Estado. Para organizar as atividades, uma comissão foi criada e a Fenajufe estará presente, além de Andes, Condsef, CSP-Conlutas, Sindreceita e Sinasefe.

Estiveram presentes na reunião da Fonasefe pela Fenajufe os coordenadores Thiago Duarte e Fabiano Santos. Participaram ainda as entidades: Andes-SN, Assibge-SN, Sindireceita, CSP Conlutas, Sinasefe Sinait Asfoc-SN, Sinal, CNTSS, Sindifisco Nacional e SindMPU como entidade convidada.

Encaminhamentos

20/11 – Reunião com a comissão organizativa das atividades do dia 9 e 10/12

24/11- às 8h30min – reunião ampliada  com as entidades nacionais do Fonasefe convidando as entidades sindicais dos trabalhadores estaduais, municipais, de estatais e os movimentos sociais para construir de forma conjunta as atividades do dia 10 de dezembro.

09/12 – Construir junto aos setores do congresso nacional que se opõe a Reforma Administrativa uma audiência pública.

10/12 – Marcado para 10 de dezembro o dia nacional de mobilização contra a Reforma Administrativa e pelo auxílio emergencial de 600 reais, com atos, paralisações e manifestações nos estados e atividade performática em Brasília.

Com informações de Joana Darc Melo, da Fenajufe

Últimas Notícias