O Tribunal Regional Federal da 2ª Região e Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região determinaram que o expediente desta quarta-feira (29/10) será realizado em regime remoto, como medida de proteção a servidores, magistrados, advogados e à população que depende do funcionamento das Justiças Federal e Trabalhista.
Nesta terça-feira (28/10), o Sisejufe encaminhou ofício ao TRE-RJ, TRT1, TRF2, JMU e SJRJ pedindo a manutenção do trabalho remoto ou suspensão do expediente enquanto persistirem os episódios de violência que atingem o Rio de Janeiro e a região metropolitana.
O TRF2, por meio da Portaria nº 770/2025, estabeleceu o trabalho remoto para as unidades da capital e subseções de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Niterói e Itaboraí, citando o risco à segurança no deslocamento de servidores e jurisdicionados.
Já o TRT1, no Ato nº 120/2025, suspendeu as atividades presenciais e o atendimento ao público em todo o estado do Rio de Janeiro, mantendo apenas as audiências telepresenciais, o atendimento pelo Balcão Virtual e o trabalho remoto. O documento destaca que a decisão foi tomada em virtude das “ocorrências de violência” e do risco à integridade de trabalhadores e usuários da Justiça.
O TRE-RJ e a Justiça Militar ainda não se manifestaram sobre o tema.