O Sisejufe foi o anfitrião, nesta quarta-feira (22/10), do evento de lançamento do Comitê de Monitoramento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O papel do comitê é mobilizar a sociedade civil para que esta acompanhe e fiscalize o Município da Cidade do Rio de Janeiro quanto à execução da Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
O coordenador do Departamento de Articulações e Diálogos para uma Sociedade do Bem Viver do Sisejufe, Edson Mouta, afirmou que o sindicato é um entidade comprometida com a agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“A participação do nosso sindicato nessa rede cidadã da sociedade civil organizada visa que o nosso município implante em definitivo a Coleta Seletiva, permitindo a redução do envio de resíduos a aterros e lixões clandestinos; economia de energia e recursos naturais; preservação de florestas e recursos naturais; fortalecimento da economia circular e inclusão social, além disso, gera trabalho e renda para catadores e cooperativas, promovendo justiça climática e social — um aspecto central da transição sustentável”, destaca Edson.
O assessor parlamentar do sindicato, Alexandre Marques, avaliou que a reunião foi extremamente importante. “A integração entre economia circular, economia solidária e reciclagem representa um caminho estratégico para o desenvolvimento sustentável, com geração de renda, inovação, inclusão social e responsabilidade ambiental — contribuindo para um futuro mais justo, limpo e equilibrado”, opinou.
Mais registros do evento:






