Tem coisa melhor que iniciar um fim de semana de sol com uma caminhada pela natureza exuberante do Rio de Janeiro? O Sisejufe realizou neste sábado (27/9) a segunda edição da Caminhada Ecológica, na Floresta da Tijuca, pulmão da cidade!
Após o sucesso e satisfação da primeira caminhada, em setembro de 2024, o Departamento de Esporte e Lazer do sindicato não poderia deixar de promover uma nova edição dessa caminhada que une história, exercício e meio ambiente. Com um grupo misto e maior que ano passado, com média de 50 pessoas, a concentração começou às 8h30, na Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista. Os instrutores da FZ Saúde e Bem Estar, que guiaram o grupo, realizaram um alongamento inicial, para que todos pudessem se aquecer antes da aventura, além de contarem brevemente sobre a história e a importância do Parque Nacional da Tijuca para a vida na cidade, fornecendo, também, garrafas d’água e barrinhas de proteína para os participantes.
Às 9h a caminhada teve início, rumo à três trilhas floresta a dentro. Após 700m de subida, nosso grupo chegou à primeira parada, no Mirante da Cascatinha, que tem uma vista abundante para as cachoeiras que cercam o parque. Durante o descanso, um dos guias aprofundou o assunto sobre a relevância do Parque e a natureza preservada nele, apontando que, sem sua existência, o Rio de Janeiro poderia ter até 7° a mais na temperatura e uma qualidade inferior do ar.
Após a primeira etapa da Caminhada, os participantes se dividiram. Metade seguiu para o Museu do Açude, realizando cerca de 1h de trilha até lá. Já a outra parte retornou, descendo o trajeto até a Cascatinha Taunay, uma das cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca. Para completar o sábado, depois da atividade todos foram convidados para uma confraternização na Casa do Alto, com almoço e massagens relaxantes, realizadas por uma equipe especializada!
Ver essa foto no Instagram
Registros da segunda edição da Caminhada Ecológica na Floresta da Tijuca (Reprodução/Instagram/@sisejufe)
Os dirigentes do Sisejufe comemoram o sucesso da segunda edição da Caminhada e já miram na próxima! O coordenador do departamento de Eventos, Esportes e Lazer do Sisejufe, Iuri Peixoto, felicita a diversidade do grupo: “Foi um evento abrangente, que levou de crianças a aposentados, integrando todos em um só propósito: unir bem-estar, saúde e confraternização. Foi um dia espetacular e mais abrilhantado com a presença de todos que puderam participar”.
Já Joel Lima, secretário de Eventos, Esportes e Lazer do sindicato cita que atividades assim ajudam a criar ainda mais proximidade entre os sindicalizados e a instituição: “A segunda edição da Caminhada foi um sucesso e percebemos que, além de promover uma atividade de saúde e bem-estar para os participantes e seus familiares, notamos que eventos como esse ajudam a aproximar ainda mais os servidores e as servidoras do nosso sindicato.”, diz.
Michele Maranhão, membro da secretaria e do departamento responsável pela organização da atividade, reforça o cunho integrador da agenda: “A Caminhada Ecológica integra as atividades do Departamento de Eventos, Esportes e Lazer que tem por objetivo combater o sedentarismo, bem como promover um momento de comunhão entre os sindicalizados de todas as justiças. Além da prática de uma atividade física ao ar livre, temos a oportunidade de conhecer melhor os colegas, de forma descontraída e agradável. Essa foi a minha 1ª participação na caminhada e adorei a experiência. Já estou ansiosa pela próxima.”
Já Victor Hugo Souza, também membro da secretaria e do departamento Esportes e Lazer, afirma que já está no aguardo da próxima e elogia a dinâmica: “Como sindicalizado, fico muito agradecido e feliz com a realização e o sucesso de mais uma edição da Caminhada Ecológica! A grande procura nas inscrições, o empenho e alegria de todos e todas no evento comprovaram que esse evento só tende a crescer”, começa ele.
“É importante frisar que essa edição contou com trajetos de diferentes níveis, respeitando o condicionamento de cada um, o que atendeu a todos os públicos.
Mais uma vez, o Sisejufe e a Secretaria de Eventos, Esportes e Lazer proporcionaram a todos os colegas a possibilidade de praticar atividade física, aproveitar o lindo sábado reencontrando amigos e, sobretudo, repor as energias com o maravilhoso almoço na Casa do Alto, após a descida do Parque Nacional da Tijuca. Ano que vem tem mais!”, finaliza.