A dirigente do SindijusPR e parceira de lutas do Sisejufe, Arlete Rogoginski, lançou, na última terça-feira (19/8), em Curitiba (PR), o livro “A resistência dos Servidores Públicos brasileiros diante do neoliberalismo: Estudo de caso da campanha de comunicação digital ‘Movimento a serviço do Brasil’ contra a PEC 32”.
O evento aconteceu na sede do SindijusPR e contou com sessão de autógrafos e mesa de debate sobre a Reforma Administrativa, tema central da obra e apontado como ameaça concreta aos trabalhadores do serviço público e à garantia de direitos da população.
O livro traz uma análise detalhada da mobilização nacional contra a PEC 32, que reuniu entidades de todo o país em defesa do serviço público, há quase cinco anos.
“A obra, fruto da minha dissertação de mestrado em Comunicação, traz uma pesquisa acerca da campanha de comunicação digital ‘Movimento a serviço do Brasil’, patrocinada por 29 entidades sindicais, realizada entre 5 e 30 de novembro de 2020, e retrata a luta dos servidores públicos brasileiros contra a proposta de reforma administrativa”, explicou a autora.
Arlete destacou que o debate volta a ser estratégico.
“O tema do livro, de suma importância para o momento político atual em que tal reforma voltou a ganhar destaque na Câmara Federal, surge como uma pequena contribuição para as reflexões e debates das categorias, ao tempo em que aponta direções de resistência e enfrentamento à proposta, que, atendendo ao modelo neoliberal, promove privatizações e precarização do serviço público”, afirmou.
A presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco Martins, colaborou com um depoimento que integra a publicação:
“Fico muito feliz em colaborar com esse projeto tão significativo. Sua dissertação é uma obra de resistência e representa a luta incansável dos servidores públicos brasileiros contra o avanço do neoliberalismo e as ameaças aos direitos conquistados. Conheci você nesses caminhos de batalhas coletivas, lembro de estarmos juntas nas pautas das mulheres, onde sempre se destacou pela firmeza e sensibilidade, e construindo alianças e defendendo o serviço público como um direito da população. O ‘Movimento a Serviço do Brasil’ foi um marco nessa resistência contra a PEC 32/2020, e seu trabalho é um registro necessário, que traz força e inspiração para seguirmos adiante. Que essa obra ecoe e inspire, como você tem feito nesses anos de caminhada conjunta! Parabéns por esse marco e obrigada por me permitir fazer parte dessa história”, disse Lucena.
Combinando prática sindical, pesquisa acadêmica e engajamento político, a obra de Arlete Rogoginski registra uma experiência histórica de mobilização coletiva e reforça a importância da resistência organizada diante das ameaças ao serviço público.
Onde comprar o livro:
Amazon (Livro Físico) / Amazon (Livro Digital)
Por Tais Faccioli, com informações da Fenajud