A presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco Martins, e a assessora política Vera Miranda foram recebidas pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), juiz federal Renato César Pessanha de Souza, nesta quarta-feira (20/8), para tratar de duas pautas importantes para os servidores e servidoras. Também participaram da reunião a diretora da Secretaria-Geral, Luciene da Cunha Dau Miguel; o assessor da Dirfo, Dernilson Mesquita; o servidor Rogério Costa e as servidoras Aline Paz e Aline Coelho.
O primeiro ponto apresentado foi a realização de uma ação especial na Semana do Servidor, em outubro, com participação da Funpresp-Jud. O objetivo é fazer a atividade em todos os ramos das Justiças. A reunião com a SJRJ foi a primeira.
A proposta inclui uma palestra com representantes da Funpresp-Jud sobre previdência complementar; apresentação do Coral do Sisejufe; atividades de saúde e bem-estar, como massagem; sorteio de brindes; e uma palestra sobre endividamento e educação financeira. Lucena acrescentou, ainda, a possibilidade de um show de humor como sugestão de atividade cultural.
O juiz Renato Pessanha se mostrou receptivo à iniciativa e solicitou ao assessor Dernilson Mesquita que verifique a melhor data para a realização do evento.
Reativação do posto médico
A segunda demanda tratada foi o pedido de reativação do posto médico da Justiça Federal Rio Branco. Lucena entregou ao diretor do Foro um ofício acompanhado de um abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas, que foram coletadas pelas diretoras do sindicato Laura Diógenes e Marcia Conte. Além das servidoras e servidores, o documento contou com a adesão de magistrados e trabalhadores terceirizados. O texto destaca que a presença do posto médico é percebida como essencial para oferecer tranquilidade, segurança e condições adequadas de cuidado à saúde.
O diretor do Foro reconheceu a relevância do tema, disse que se trata de uma situação complexa, mas afirmou que irá revisitar a questão com atenção.
A presidente do Sisejufe aproveitou a oportunidade para informar que os servidores da JF Rio Branco também pediram a presença da brigada de incêndio e relataram que sentem falta do treinamento do plano de escape, que não tem sido feito no local.
O juiz Renato Pessanha se comprometeu a a analisar cada uma das reivindicações. O Sisejufe acompanhará o andamento das pautas apresentadas e seguirá atuante na defesa da valorização dos servidores e da melhoria das condições de trabalho na Justiça Federal da 2ª Região.