Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Câmara inaugura, nesta terça (19/8), exposição sobre resistência da população em situação de rua

Mostra é organizada pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, presidida pelo deputado Reimont, parceiro do Sisejufe nas lutas e ações sociais

A Câmara dos Deputados inaugura, nesta terça-feira (19/8), às 10h, a mostra “Nas Ruas e na Luta: Memórias da Resistência da População em Situação de Rua no Brasil”, no Espaço Mário Covas. A exposição, organizada pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR), poderá ser visitada até 22 de agosto.

A mostra integra a programação do Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, no dia 19 de agosto, instituído pela Lei nº 14.873/2025, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 5 de agosto.

O acervo reúne imagens, vídeos e depoimentos que representam a trajetória de organização e mobilização de pessoas em situação de rua pela garantia de direitos como moradia, trabalho, saúde, cultura e respeito.

A exposição relembra marcos da luta, como o Massacre da Sé, ocorrido em agosto de 2004, quando sete pessoas foram assassinadas enquanto dormiam no centro de São Paulo.

O episódio impulsionou a criação do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), hoje presente em todo o país.

Entre as homenagens está Maria Lucia Santos Pereira da Silva, que viveu 16 anos nas ruas e se tornou referência nacional na defesa de direitos. Ela faleceu em 2018, poucas horas antes da aprovação da lei municipal 6350, de autoria do deputado Reimont (PT), que na época era vereador no Rio de Janeiro. A lei instituiu a Política para a População em Situação de Rua no Rio de Janeiro.

Para Reimont, presidente da CDHMIR, a exposição é “um compromisso com a memória, com a justiça e com a luta por uma sociedade mais humana e democrática. É preciso escutar quem vive nas ruas e garantir que seus direitos sejam efetivados”.

A presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco Martins, exalta a iniciativa parlamentar e destaca: “parabenizo o deputado Reimont pela concretização da exposição, que não apenas resgata uma trajetória de 20 anos de luta, mas também leva para dentro da Câmara dos Deputados a voz, a dor, a esperança e a resistência de uma população tantas vezes invisibilizada. A luta da população em situação de rua é também a luta de toda sociedade que acredita em justiça social e dignidade. Ao ocupar esse espaço de poder simbólico e institucional, reafirmamos que nenhuma vida pode ser descartada. Essa iniciativa certamente marcará a história e fortalecerá ainda mais a mobilização em defesa de direitos.

 

Serviço

Exposição: Nas Ruas e na Luta: Memórias da Resistência da População em Situação de Rua no Brasil

Evento de abertura: 19/8, às 10h
Período: 18 a 22 de agosto de 2025
Local: Espaço Mário Covas – Câmara dos Deputados
Realização: Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.

Fonte: Assessoria do Deputado Reimont e Jornal República 

Últimas Notícias