O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) publicou, em 7 de julho, Nota de Apoio às reivindicações de recomposição salarial e valorização profissional dos servidores da Justiça do Trabalho.
O documento reconhece a legitimidade das demandas da categoria e enfatiza que a valorização dos servidores é um fator essencial para assegurar uma Justiça do Trabalho “eficiente, célere e acessível à sociedade”. A nota também destaca a defasagem salarial acumulada de 28,56%, apontando os impactos negativos na motivação, na permanência de profissionais qualificados e na continuidade dos serviços prestados ao público.
Entre os pontos abordados, o Coleprecor manifesta apoio ao Projeto de Lei nº 3084/2025, que trata da atualização dos critérios do Adicional de Qualificação (AQ), em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo a manifestação, o PL representa um importante instrumento de estímulo à capacitação permanente, valorização técnica e aprimoramento institucional do Judiciário.
O Colégio de Presidentes e Corregedores também se posiciona sobre a reestruturação da carreira dos servidores, tema em discussão no Fórum Permanente de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para o Coleprecor, esse processo deve ocorrer com base técnica, respeitando os estudos elaborados pelas entidades representativas da categoria, como a Fenajufe.
O Sisejufe considera fundamental essa manifestação pública dos dirigentes da Justiça do Trabalho. O reconhecimento do Coleprecor fortalece a luta das servidoras e servidores por melhores condições salariais e funcionais, além de reforçar a importância da atuação qualificada no serviço público.
Clique Aqui para ler a íntegra da nota de apoio do Coleprecor.
Por Caroline P. Colombo, a serviço do Sisejufe