Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

No ritmo da resistência: Sisejufe organiza o Forrozin da Lapa, evento que celebra a arte como ferramenta de mobilização e de pertencimento

Na tarde de sábado, 12 de julho, o Sisejufe realizou a primeira edição do Forrozin da Lapa, evento que celebra a arte como ferramenta de mobilização e de pertencimento.
Sim, o Sisejufe é um sindicato de luta e isso todo mundo sabe, vivencia, acompanha. É por isso que sabemos que é igualmente importante termos momentos de união através da festa, da alegria e do esperançar. Recarregar as energias para seguir em frente.

Foi assim que, através da parceria com a bateria Fina Batucada, de Mestre Riko, que ensaia nosso bloco, o Batuque na Justiça, a ideia surgiu. O objetivo do evento era justamente aproveitar o clima dos festejos juninos/julinos para reunir nossos sindicalizados em clima de confraternização, arte e cultura para celebrarmos a vida, a festa, mas também a força das nossas lutas.

Nasceu assim o Forrozin da Lapa, que aconteceu no Antonella Bar e Lounge, na Rua Mem de Sá. O evento reuniu a Fina Batucada, o nosso Batuque na Justiça e foram convidados outros três blocos: o Viva Batuque; o BlocuMeu e o bloco da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos – AFAC.

Para Lucena Pacheco Martins, presidente do Sisejufe, o Forrozin da Lapa foi muito mais do que um momento de lazer: “Foi a celebração da nossa cultura popular, da construção coletiva e, acima de tudo, uma afirmação política da importância da arte como ferramenta de mobilização e de pertencimento. Com esse evento, o Sisejufe reafirmou seu compromisso com uma atuação sindical que vai além das lutas no campo jurídico ou institucional. A gente também se fortalece quando se encontra na música, na dança, na batida do tambor — porque cultura é direito, é memória, é transformação social. A gente luta, sim, mas também canta, toca, dança junto e luta por direitos e justiça social pra todo mundo!”

A diretora Helena Cruz, do Departamento de Cultura, também comentou a boa repercussão que o Forrozin da Lapa causou entre os sindicalizados e sindicalizadas: “Foi muito bom ver a casa cheia, o pessoal cantando, dançando, celebrando a vida ou apenas conversando. Essas pausas para recarregarmos as energias são fundamentais para seguirmos em frente fortalecidos pelo coletivo e com mais garra para as lutas que precisam ser travadas. É assim na vida, é assim no trabalho, é assim na política. Que bom seguirmos sempre juntas e juntos, na alegria e nas lutas.”

A diretora Patricia Fernanda, coordenadora do Departamento de Combate ao Racismo do sindicato, falou do orgulho que tem do Sisejfue e suas atividades culturais sempre com foco no social: “O Forrozin foi uma delícia! Um momento de muita alegria e reencontro. Lá, na hora, eu pensava na honra que é participar do Batuque na Justiça sob a condução do brilhante Mestre Riko. Ver o estandarte do nosso Departamento de Combate ao Racismo tremulando e brilhando lá junto aos outros estandartes me deu um orgulho dando do nosso sindicato. O Sisejufe conjuga diversas lutas sem esquecer de valorizar a cultura afro-brasileira e o respeito a todos e todas. É motivo de força para mim, participar desse movimento intenso e diverso”.

O diretor João Victor Albuquerque também destacou que o Sisejufe é um sindicato de luta e resistência que tem, também, como escopo a promoção da cultura popular brasileira. Devemos valorizar a nossa soberania cultural e o evento deste sábado demarcou a simbiose entre o Sisejufe e uma musicalidade genuinamente brasileira. E como membro da Diretoria, só posso dizer que essa junção é motivo de orgulho e um baita pertencimento”.

A diretora Anny Figueiredo, da Secretaria de Mulheres, afirmou: “A cultura é um espaço potente de transformação social e as mulheres são protagonistas nesse processo. Pela Secretaria de Mulheres do Sisejufe, seguiremos fortalecendo a transversalidade e a presença das mulheres nas políticas culturais”.

Forrozin de sucesso
Para Mestre Riko, da Fina Batucada, que comanda e ensaia nossos sindicalizados no bloco Batuque na Justiça, foi uma felicidade ímpar organizar junto ao Sisejfue uma festa muito linda, democrática e popular: “Olha, há muito tempo não me emociono tanto em um evento. Foi lindo organizar esse Forrozin da Lapa junto ao Sisejufe e contar com a participação de outros blocos que, como nós, vivenciam, acreditam e celebram a potência da arte, da cultura e da música como instrumento de resistência, força e transformação social. Obrigado ao Sisejufe, obrigada à presidente Lucena, que tanto acredita, também, na força da arte e da música, e obrigado a todos os diretores e sindicalizados que estiveram, que estão sempre com a gente nessa luta travada com suor e música”.

Os coordenadores dos outros blocos convidados também aprovaram a iniciativa e se disseram felizes em participar de um evento tão cheio de energia. “Estar junto de outros blocos deu um gostinho ainda mais especial: fomos atração no palco e também plateia vibrando com os demais grupos. Essa troca de experiências foi incrível. Agradeço muitíssimo ao Mestre Riko e ao Sisejufe pelo convite. Foi lindo e já queremos bis”, disse Glauco Conte, do BlocuMeu.

Tânia Mara, da AFAC, disse: “Nossos percussionistas adoraram a oportunidade, a alegria e o sentimento de pertencimento ao grupo maior, aos demais alunos do Mestre Riko e ao pessoal do Sisejufe, que nos fez o convite”.

Lucas Ratto, do Viva Batuque, comentou, empolgado: “Putz, foi maravilhoso!!!! Ficamos todos muito encantados, satisfeitos, felizes de podermos estar juntos, tocando, ocupando o mesmo espaço, tocando de forma unida. Um congraçamento de energia que propiciou a apresentação coletiva e vibrante que tivemos no Forrozin da Lapa. Parabéns ao Sisejfue e obrigado pelo convite”.

Esse foi nosso Forrozin na Lapa. Mas, não se esqueça!!!! No próximo dia 25, na Galeria do Comércio, teremos nosso tradicional Arraiá do Sisejufe. Não fique de fora. Garanta seu ingresso. Será outro momento de troca, bate-papo entre os amigos e colegas de trabalho. Vem, vem pro nosso Arraiá do Sisejufe.

 

 

ATENÇÃO: Sisejufe abrirá reservas para o mês de MAIO na Sede Campestre, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

 

 

Últimas Notícias