Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Pausa por Direitos: Sisejufe encerra semana de mobilização com reuniões setoriais nas justiças federais Rio Branco, Almirante Barroso e Venezuela

Foi uma semana de intensas atividades nas portas dos tribunais. O objetivo de envolver a categoria nas pautas de luta foi cumprido. Na avaliação dos dirigentes, as reuniões setoriais Pausa por Direitos foram um sucesso. Os diretores fizerem esclarecimentos e os servidores e servidoras aproveitaram para tirar suas dúvidas. No último dia de mobilização, os atos aconteceram em frente às justiças federais Rio Branco, Almirante Barroso e Venezuela.

Na JF Rio Branco, a presidente do Sisejufe Lucena Pacheco explicou em detalhes o andamento das propostas prioritárias: projeto do Adicional de Qualificação, que está no Congresso e os dirigentes atuam para que seja escolhido um relator aliado da categoria; o projeto de reposição salarial emergencial para 2026, que teve acordo por meio do fórum de carreiras; e o projeto de reestruturação da carreira, cuja minuta foi encaminhada esta semana pela Fenajufe ao CNJ.

Também fizeram falas as diretoras Laura Diógenes, que alertou que a luta é também na disputa orçamentária com os magistrados; e Marcia Conte, que ressaltou a importância do engajamento de cada servidor e servidora neste momento decisivo da luta.

Em seguida, houve a reunião setorial em frente à JF Almirante Barroso. A presidente Lucena Pacheco e a diretora Soraia Marca, que é também coordenadora-geral da Fenajufe, explicaram os bastidores das negociações e esclareceram cada etapa dos processos de negociação.

Soraia fez um alerta para as falsas informações que estão sendo disseminadas.

“Ao contrário do que alguns setores da categoria apostaram, de tentar emplacar a narrativa de que não haveria nenhuma proposta do Supremo, após muita articulação da Fenajufe, muito trabalho político, o STF se pronunciou sim, encaminhou um ofício, compromisso contendo três faltas itens para nós: o projeto de lei do AQ que foi encaminhado para o Congresso, como o ministro Barroso havia se comprometido conosco em reunião; agora estamos lutando pelo reposição salarial emergencial, cujo índice vai ser liberado em agosto; e a reestruturação da carreira.  É importante que todos entendam que a reestruturação trata de todos os cargos, técnicos e analistas, incluindo ciclo de gestão para analistas; o retorno da sobreposição, para que esse direito seja restituído aos técnicos; estamos lutando pela auxílio-nutrição e pela diminuição da diferença salarial entre os cargos. Então, é importante a participação de todos e todas, é importante que todos estejam engajados, que se engajem também nas redes, atendam aos chamados do sindicato. Essa pressão que está sendo feita nacionalmente está gerando sim resultados positivos para nós. E temos que continuar na luta”, afirmou Soraia.

A última reunião setorial foi na JF Venezuela, onde Lucena falou mais uma vez aos presentes. A diretora Vera Pinheiro também pediu a participação maciça dos colegas, inclusive dos aposentados como ela. “Temos que nos unir porque só assim alcançaremos nossas conquistas”, ressaltou.

Lucena, por fim, reiterou: “Todos os projetos (AQ, reposição salarial e reestruturação da carreira) estão caminhando, mas nada aconteceu de concreto. Precisamos estar atentos, mobilizados o tempo inteiro, participando dos atos presenciais e quem não puder, se mobilizando nas redes sociais. Só assim conseguiremos avançar em todos as propostas que ainda estão engatinhando no CNJ e no STF. É urgente que todas e todos façam pressão. Os dirigentes estão atuando nas articulações políticas em Brasília, mas a categoria precisa ajudar fazendo pressão”, enfatizou a presidente do Sisejufe, lembrando que novo ato foi chamado para o dia 06 de agosto.

Vejas mais alguns registros do último dia de luta:

Últimas Notícias