Começamos nesta segunda-feira, dia 19 de maio, às 16h, ao vivo, a nova temporada do nosso podcast. O primeiro episódio vai debater as estratégias e lutas em defesa dos direitos da categoria.
Entre os temas, destaca-se a articulação de espaço no orçamento 2026 (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) para assegurar a recomposição salarial, o reajuste de auxílios e o avanço da proposta de reestruturação da carreira.
Também vamos abordar a mobilização pela isonomia do auxílio-saúde entre magistrados e servidores.
✅Participarão da conversa a coordenadora-geral da Fenajufe, Soraia Marca; a presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco e a assessora política Vera Miranda.
📍Para acompanhar, é só acessar sisejufe.org.br/aovivo no dia e horário marcados. O link está disponível na BIO e nos stories.
⚠️⚠️⚠️E atenção!!! Vamos sortear, DURANTE A TRANSMISSÃO DO PODCAST, 01 voucher para FIM DE SEMANA NA SEDE CAMPESTRE com todas as refeições incluídas. O link de inscrição para o sorteio será divulgado no início do programa e o sorteio será feito ao final.
O vencedor poderá usar o voucher na baixa temporada no prazo de um ano.
Saiba mais sobre a PLDO 2026
A proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 já está no Congresso Nacional. Encaminhada pelo Executivo no dia 15 de abril, o projeto define regras que balizarão a elaboração do orçamento do próximo ano, incluindo as metas e prioridades, bem como sua execução e controle. Pela Constituição, PLDO deve ser aprovada pelo Congresso Nacional até o dia 17 de julho.
O STF precisa encaminhar ao Congresso Nacional sua proposta orçamentária, para que seja, então, aprovada pelos parlamentares.
Nossos dirigentes atuam intensamente para garantir que esse orçamento do PJU inclua as pautas prioritárias das servidoras e dos servidores.
Após intensas articulações da Fenajufe, o diretor-geral do STF, Dr. Eduardo Toledo, informou que a categoria terá reajuste a partir de janeiro de 2026, com o índice a ser definido até junho de 2025. Um Projeto de Lei deverá ser encaminhado ao Congresso até agosto de 2025 para inclusão da recomposição no Anexo V da Lei Orçamentária de 2026. É preciso, no entanto, cobrar para que esse compromisso seja honrado.
Há ainda a expectativa de que a proposta sobre AQ aprovada no Fórum de Gestão e Carreiras do CNJ também seja encaminhada a fim de assegurar a sua implementação sem cortes ou reduções.
Por fim, precisamos cobrar que o STF encaminhe a proposta de reestruturação da carreira ainda em 2025.