O 12º Congresso Nacional da Fenajufe entrou em sua reta final nesta quarta-feira, 30/04. O evento, que ocorre na cidade de Foz do Iguaçu/PR, concluirá a pauta com a eleição da nova diretoria executiva e conselho fiscal da Federação. A posse dos novos membros eleitos está prevista para o início da quinta-feira, 1º de maio.
Alterações estatutárias
A votação das propostas começou no início da noite da terça-feira, 29/04, com apreciação das proposições de alteração estatutária. O momento foi marcado pela aprovação histórica do texto apresentado pelo Coletivo Nacional da Fenajufe de Pretas e Pretos.
O texto aprovado prevê que as representações proporcionais em todas as instâncias da Federação deverão ter, inclusive na diretoria executiva, composição mínima de paridade de gênero e 30% de pessoas negras, indígenas e/ou quilombolas.
Além disso, sempre que possível, as representações proporcionais em todas as instâncias da Fenajufe terão, inclusive na diretoria executiva, composição mínima de 10% de pessoas LGBTQIAPN+, sobretudo pessoas trans e/ou travestis, e 10% de pessoas com deficiência.
Ao final da mesa temática desta tarde, as diretoras Patricia Fernanda, Renata Nascimento, Neli Rosa e a representante de base Bethe Fontes celebraram a conquista com muita emoção.
O plenário também aprovou:
- A flexão de gênero em todo o texto do estatuto da Fenajufe;
- A condição de observadores(as) natos(as) aos membros(as) do Conselho Fiscal no Congrejufe; e
- A criação da coordenação de Seguridade Social – que passará a integrar a diretoria executiva da Fenajufe.
(Texto: Sisejufe com informações da Fenajufe)
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!