O primeiro dia da mobilização nacional da Fenajufe e Sindicatos de base terminou com saldo positivo em Brasília: como resultado da movimentação em frente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na manhã desta sexta-feira (7), a Fenajufe e representantes da Comissão Pró-Fenajufe DF foram recebidos pelo diretor-geral, Johaness Eck.
Participaram da reunião a coordenadora Sandra Dias e o coordenador Paulo José da Silva, além da advogada Larissa Awwad – da Assessoria Jurídica Nacional (Cezar Britto Advocacia) – da servidora do MPU Ana Paula Cusinato, coordenadora da Comissão Pró-Fenajufe e do presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Fernando Freitas.
Na reunião, os(as) dirigentes reforçaram a urgência de mais efetividade nos trabalhos do Fórum de Carreira do CNJ para garantir resultados para a categoria. O Fórum foi uma conquista da Fenajufe para os(as) servidores(as), no entanto, foi ressaltado a necessidade de as pautas avançarem no colegiado, a exemplo do adicional de qualificação (AQ), aprovado no Fórum em dezembro de 2024, sem sequer ter sido enviado ao STF até a presente data.
![](http://www.fenajufe.org.br/wp-content/uploads/2025/02/reuniao-7-2-1024x461.jpeg)
O orçamento do Poder Judiciário também foi pauta do encontro com o DG. A Fenajufe exige a inclusão efetiva das servidoras e servidores no orçamento, sem a submissão do atendimento das pautas de melhorias salariais à disponibilidade orçamentária futura.
Outros temas tratados na reunião foram o Ato CSJT.GP.SG.SEOFI nº 18/2025 – que regulamentou o Ato CSJT nº 16/25 e resultou na redução do auxílio-saúde e o aumento da disparidade entre magistrados e servidores e a necessidade do auxílio-nutrição para aposentadas e aposentados.
Além do ato no CNJ, houve panfletagem no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e outros órgãos.
Mobilização nacional
A Fenajufe encaminhou para os sindicatos o calendário de mobilização. Entre as principais reivindicações estão:
- Inclusão dos(as) servidores(as) no orçamento;
- Implementação do Adicional de Qualificação (AQ);
- Reajuste dos auxílios alimentação e pré-escolar, condizente com os valores praticados pelo Tribunal de Contas da União (TCU);
- Construção de uma política salarial justa;
- Implementação do auxílio-nutrição.
Calendário
11 e 12 de fevereiro – Mobilizações no CNMP e no STF;
Além da mobilização do dia 7/02, a Fenajufe convoca a categoria para dois atos nacionais, acompanhando as sessões do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de ações de apoio nos estados para garantir a visibilidade da mobilização.
11/02 – CNMP: Mobilização em frente ao Ministério Público da União (MPU), às 9h, acompanhando a sessão do CNMP;
12/02 – STF: Mobilização em frente ao STF, às 14h, durante a sessão de julgamento;
20/03 – Greve Nacional do PJU e MPU – O dia 20 de março será marcado pela Greve Nacional dos(as) servidores(as) do PJU e do MPU.
Na data serão realizadas atividades nos estados e no Distrito Federal, com atos públicos e a apresentação formal da pauta ao STF.
(Texto: Fenajufe)
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!