Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

8 de janeiro: Lembrar para não esquecer, lembrar para não repetir os mesmos erros

No dia em que faz dois anos da tentativa de golpe de Estado, o país faz questão de lembrar o horror que é viver sem o manto da democracia

Uma trama golpista que queria acabar com a democracia no Brasil.

Foi isso que se evidenciou no fatídico 08 de janeiro de 2023, um dia que precisa, sim, ser falado.

Falado não para ser “reverenciado”, mas sim para que possamos estar sempre vigilantes em defesa da democracia que, vez por outra, é perseguida pela sanha golpista de certos grupos, no Brasil.

Em 1968, em plena ditadura militar, quando compuseram a música “Divino e Maravilhoso”, Caetano Veloso e Gilberto Gil já nos alertavam que era preciso estarmos “atentos e fortes”, vigilantes, como agora ainda precisamos estar para contermos os arroubos ditatoriais de uma parcela fascista da nossa sociedade.

E como se fala desde então: é preciso lembrar para não esquecer, lembrar para não repetir os mesmos erros do passado.

E gritemos a plenos pulmões: SEM ANISTIA PARA GOLPISTA!!!!

Há dois anos, quando isso aconteceu, o Sisejufe repudiou e denunciou com todas as forças as cenas de vandalismo e violência praticadas por uma turba golpista que, inconformada com a derrota de seu ex-presidente, atacou as sedes dos Poderes da República. Mostrando que não tinham apreço algum pela democracia e liberdade, esses terroristas destruíram patrimônio público, atacaram e ameaçaram servidores públicos e outros trabalhadores.

Foi inegável a tentativa de golpe, e pior, com a conivência de autoridades públicas aliadas do bolsonarismo e com o financiamento de empresários criminosos.

Agora, passados esses dois anos, sabemos mais sobre tudo que diz respeito a essa data fatídica. Investigação da Polícia Federal aponta o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como líder da organização criminosa que planejou um golpe de Estado para mantê-lo no poder após a derrota nas eleições de 2022.

A informação faz parte de relatório entregue pela PF ao Supremo Tribunal Federal (STF) – cujo sigilo foi retirado no fim de novembro (26/11) -, que indicia o ex-presidente Bolsonaro e mais 36 pessoas por três crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de direito e organização criminosa.

O relatório da PF que levou ao indiciamento está com a Procuradoria-Geral da República, que decidirá quem será denunciado formalmente à Justiça. A expectativa é de que a denúncia aconteça a partir de fevereiro deste ano.

Por tudo isso e cada vez mais temos a certeza de que precisamos estar atentos e fortes em defesa da democracia, sempre!

E que os bons ventos trazidos pela vitória de Fernanda Torres, no Globo de Ouro, interpretando Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, possam fazer ecoar o respeito e o apreço que a democracia merece.

Que seja o prenúncio de um 2025 com respeito às instituições democráticas de direito, respeito às diferenças, com amor, tolerância, fraternidade, arte, cultura, leveza, beleza e, claro, com democracia.

Afinal, só com democracia podemos existir com liberdade.

Prisão para os golpistas. Sem anistia.

Viva a democracia, ontem, hoje e sempre!!!!!!!!!!!!!!

(Texto: Diretoria Sisejufe)

 

 

 

Sisejufe abrirá reservas para o mês de MARÇO, na Casa do Alto, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias