Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Plano de saúde Unimed/Sisejufe será corrigido em 15,98% em dezembro de 2024

O reajuste reflete a inflação, alta nos custos médico-hospitalares e a sinistralidade

As mensalidades do plano de saúde oferecido pelo Sisejufe em convênio com a Unimed-Ferj terão correção de 15,98%. O reajuste entrará em vigor a partir do mês de dezembro deste ano. Conforme os termos do contrato, a atualização anual da mensalidade aconteceria em maio de 2024. No entanto, após intensa negociação, a direção do sindicato, em parceria com a Supermed, assegurou que não haveria aplicação em maio/24. Com isso, o Sisejufe conseguiu manter o valor da mensalidade sem reajuste por 19 meses.

Este reajuste tem como objetivo a atualização dos valores da mensalidade frente a apuração da utilização dos serviços médicos cobertos (sinistralidade) e a variação dos custos dos insumos empregados na prestação destes serviços pela Operadora. Ou seja, ele assegura a viabilidade e qualidade da assistência médica que é oferecida aos beneficiários do plano.

Mesmo com o reajuste atual, o custo do plano para os servidores e dependentes continua abaixo dos praticados por similares, inclusive dos planos do TRF2, TRT1 e Anajustra; e dos percentuais aplicados esse ano pela Amil Anajustra (40%) e TRT Unimed Seguros (22%).

Entenda a inflação médica

O aumento dos custos médico-hospitalares reflete a variação de preços de serviços médicos e hospitalares, incluindo ainda laboratórios, clínicas, hospitais, entre outros itens. A inflação médica (VCMH – índice de Variação do Custo Médico Hospitalar) em 2023 foi de 15,01%. Entre os pontos que fazem esse índice subir, de acordo com a Confederação Nacional de Saúde, estão a adoção de novas tecnologias, o envelhecimento da população e maior procura dos segurados de planos coletivos.

O acordo para postergar o reajuste de maio para dezembro de 2024 foi possível pelo fato de o Sisejufe ter uma parceria de mais de duas décadas com a Unimed. Além disso, a sinistralidade se manteve na casa de 70%. Outro fator levado em consideração foi a competitividade com outros planos oferecidos por Tribunais e associações, visando evitar a saída de pessoas que teriam dificuldades em arcar com o reajuste ou quem procurasse por um plano mais em conta.

Atendimento ao sindicalizado

Em caso de dúvidas, a Supermed disponibiliza o canal Whatsapp (21) 96595-2590 ou se email contato@supermed.com.br.

Últimas Notícias