O Sisejufe informa, com grande pesar, o falecimento, aos 46 anos, de Clarisse Pacheco, nossa querida representante de base e servidora da JF Venezuela, na noite desta quinta-feira, 03/10.
Clarisse teve um AVC há pouco mais de 15 dias, foi internada e não resistiu.
Além de servidora da Justiça Federal, Clarisse era, também, escritora, poetisa, militante política. Em tudo o que fazia, sua marca era a doçura com as pessoas, sua imensa generosidade, olhar aberto e respeitoso à diversidade do mundo.
Sindicalizada desde 2006, Clarisse era Representante de Base do Sisejufe. Pelo sindicato, participou de várias atividades nossas, tanto políticas quanto culturais: manifestações, eleição, Sarau Cultural, Marcha das Margaridas etc.
Incrédulos, os amigos e amigas de trabalho e todos os que conviveram com ela lamentaram sua partida precoce.
Informações sobre velório:
A diretoria do Sisejufe se solidariza aos familiares e amigos neste momento de tamanha dor e tristeza.
O sepultamento de Clarisse será neste sábado, 05/10, na Capela B Premium, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. O velório será de 9h às 11h.
Depoimentos:
A seguir, alguns dos depoimentos que recebemos em sua homenagem:
Amigos do Judiciário Federal:
“Nossa querida Clarisse, moça de olhar amigo, sorriso terno e acolhedor, nos deixou. Agradeço pelo privilégio de tê-la conhecido nessa existência! A luz e força que ela nos transmitiu ficarão como inspiração na nossa caminhada por essa estrada de luta e amor. Meus mais sinceros sentimentos e um abraço carregado de conforto e carinho aos familiares, amigos e amigas da Clarisse.”
(Lucena Pacheco Martins, presidente do Sisejufe)
“Lamento profundamente por uma companheira tão jovem e sempre muito disposta, sorridente e afável. Grande perda.”
(Ricardo Quiroga, vice-presidente do Sisejufe)
“A querida companheira Clarisse era uma mulher forte, de luta, de palavras doces e sorriso franco, que nos deixa precocemente. Ficaremos com a lembrança da sua alegria inspiradora, do seu jeito sempre feliz de enxergar a vida e o mundo. Foi uma honra caminhar ao lado dela.”
(Anny Figueiredo, secretária de Mulheres do Sisejufe)
“Conheci a Clarisse no Congrejufe de 2022 e ficamos muito amigas. Ela se tornou uma presença constante na minha vida. A gente estava sempre juntas em vários momentos. Nosso último encontro foi maravilhoso. Fomos no show de uma banda cover da Legião Urbana. Foi tão incrível…e hoje vejo que foi uma despedida, sabe. Clarisse foi a pessoa mais pura, mais doce, mais luz que eu já conheci. Nesse pouco tempo de amizade, aprendi muito com ela. Clarisse me ensinou muito, tanto nas questões sindicais, que tinha mais experiência do que eu, quanto na vida, na maneira de ver a o mundo, mesmo. Clarice era isso tudo: uma pessoa leve, poetisa e de uma percepção de mundo bem doce. Nunca conheci ninguém com tanta luz, com tanta doçura e tão querida por todos e todas.”
(Michelle Maranhão, diretora do sindicato)
“Clarisse foi uma das pessoas mais iluminadas que conheci nesses últimos tempos. Alma pura, visão poética da vida e uma vontade real de fazer do mundo um lugar melhor. Mãe amorosa, amiga pra qualquer hora e situação. Que a passagem dela seja tranquila e harmoniosa.”
(Pietro Valério, diretor do Sisejufe)
“Tenho mais de 30 anos de Justiça Federal. Então, claro, já conhecia a Clarisse, mas passei a ter ainda mais contato com ela por conta de nossas idas à Sede Campestre. Lá, a gente faz cantoria, leva instrumento, violão, percussão, caixa de som, caminhadas, curte a piscina, canta, conversa. Isso nos aproximou muito. Clarisse foi um ser de muita luz.
(Gláucia Garcia de Souza, servidora do TRF2)
“O sorriso, o acolhimento e a força de Clarisse continuarão para sempre em nossas lembranças. Meus sentimentos à filha, aos demais familiares e a todos nós que a conhecemos e lamentamos sua perda.”
(Raquel Albano, diretora do sindicato)
“Puxa vida! Que notícia mais triste. Uma menina talentosa, amiga de todos. Que seja recebida com honras e glórias, na casa do Pai. Que seja um caminho de muita luz. SAP envia um forte abraço a todos da família e amigos”.
(Neli Rosa, coordenadora do SAP)
“Dia nublado, enlutado! Notícia triste demais. Partiu fisicamente nossa colega Clarisse. Pesar pelo falecimento e saudade enorme que fica em nossos corações. Vá em paz, Clarisse. Sua alma imortal viverá e estará entre nós, presente no legado que você deixou. Clarisse, presente!”
(Vera Lúcia Pinheiro, diretora do Sisejufe)
“Corajosa, leve, amorosa, rebelde, inteligente, sensível, sorridente, esperançosa. Pra mim, Clarisse era tudo isso.”
(Juliana Cosenza, diretora do Sisejufe)
“Querida companheira Clarisse, que agora está em uma nova viagem, sua lembrança ficará pra sempre entre nós. Meus sentimentos a todos os amigos e familiares.”
(Laura Diógenes, diretora do Sisejufe)
“Não tenho palavras para expressar a dor dessa partida tão precoce, mas acredito que foi o melhor para Clarisse. Ela nos deixa um legado de luta e amor, delicadeza e poesia. Não merecia passar por tanto sofrimento. Hoje é um dia muito triste.”
(Aniele Xavier, diretora do Sisejufe)
“Não acredito, gente! Meus sinceros sentimentos e desejos de que a família tenha muita força para passar por esse momento tão doloroso.”
(Fernanda Lauria, diretora do Sisejufe)
“Que notícia trite! Conheci Clarisse em uma de nossas paralisações na porta do Edifício Sede da Almirante Barroso. Desde então, tive oportunidade de rodar o prédio em sua companhia por algumas vezes. Não paro de pensar em sua filha. Que tristeza.”
(Ricardo Soares, coordenador do DAI)
Amigos de outas áreas:
“Sou…fui psicóloga de Clarisse por mais de 8 anos. Viramos amigas! Tantas histórias, tantas vitórias e alegrias. Quanta saudade vou sentir desta pessoa incrível que ela era, mas Deus todo misericordioso a recebeu de braços abertos com muitas flores e borboletas coloridas. Obrigada, Clarisse, por tudo que vivemos. Te amo, amiga!”
(Viviane Fernandes, psicóloga)
“Clarice foi fundadora do Cineclube Olga Benário Prestes, em 2023, e grande entusiasta da cultura em geral. Tínhamos planos de retomada das sessões do Cineclube, agora, após as eleições. Sua doçura contagiava a todos e todas. Uma perda irreparável.”
(João Carlos de Carvalho, advogado, amigo e também fundador do Cineclube)
“Clarisse foi incansável, oferecendo seu trabalho voluntariamente nas causas em que acreditava e defendia.
(Mônica Lahmann)
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!