A diretoria do Sisejufe foi recebida pelo diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRF2, Daniel Valiante, nesta terça-feira (10/9), na sede do regional. O encontro, solicitado pelo sindicato, teve como pauta principal a apresentação da minuta de anteprojeto de lei de reestruturação da carreira das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União. Participaram da conversa nossa presidente e coordenadora-geral da Fenajufe, Lucena Pacheco Martins; a diretora Soraia Marca, que é também coordenadora da Federação e a assessora política Vera Miranda.
Lucena explicou que o anteprojeto foi construído ouvindo os sindicatos de base, por meio de debates que envolveram servidoras e servidores e que culminou com a aprovação da proposta na XXIII Plenária Nacional da Fenajufe, em novembro passado. “Não basta construir uma tabela. A proposta traz a reestruturação da carreira com a criação das novas áreas como saúde e TI; apresenta a malha salarial, sobreposição; trata de qualidade de vida no trabalho, enfim, esse anteprojeto é o desejo dos servidores e servidoras para a carreira… é onde queremos chegar”, afirmou a dirigente sindical.
Vera Miranda informou que, ao priorizar a valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores, a proposta acaba por fortalecer a parte de gestão de pessoas. A assessora do Sisejufe detalhou, ainda, alguns pontos do anteprojeto, como o que propõe o reajuste dos percentuais do Adicional de Qualificação. Sobre este tema, o diretor Daniel Valiente sugeriu que um percentual do AQT seja direcionado para cursos ou treinamentos internos, a fim de permitir a qualificação de acordo com as necessidades de cada área. O gestor disse que tem um estudo sobre o tema, que poderia disponibilizar para avaliação. Soraia, Lucena e Vera disseram que podem levar essa discussão para o Fórum de Carreira.
Na reunião, Lucena, Soraia e Vera convidaram Daniel Valiente a participar de um encontro que o Sisejufe pretende realizar entre os diretores das Secretarias de Gestão de Pessoas dos ramos de justiça, com a finalidade de promover a troca de experiências e exemplos de boas práticas. O diretor da SGP se mostrou receptivo à iniciativa do sindicato.
Por fim, os participantes falaram sobre as ações previstas para o Mês do Servidor, em outubro, e as possibilidades de parcerias nas atividades do próximo ano.
O Sisejufe também encaminhou ofícios para solicitar reuniões com os diretores de SGP da SJRJ, TRE-RJ, TRT1 e JM.