Na tarde desta segunda-feira, 09/09, representantes do Sisejufe foram à sede do Grupo Arco-Íris, um dos principais grupos do movimento LGBTIQIA+, exemplo de resistência em defesa da diversidade e dos direitos humanos. A intenção era conhecer o espaço onde o grupo trabalha, conversar e vivenciar mais de perto toda a potência dos projetos desenvolvidos pelo Arco-Íris, desde maio de 1993, quando foi criado.
Para Lucena Pacheco, presidente do Sisejufe e coordenadora-geral da Fenajufe, a ideia é estreitar relação e pensar atividades inclusivas para os e as servidoras e servidores do Judiciário fluminense, no sentido de interagir com as pautas da Agenda 2030 da ONU, aderida pelo CNJ: “Que seja uma parceria de formação, cultura e realização de direitos. Essa relação se dará em conjunto com o Coletivo Lgbti+, com os nossos Departamentos de Cultura, de Formação e com a Secretaria de Mulheres. Em novembro, teremos já muitas atividades e a idéia é estreitar mais e mais a relação e o foco nessa temática tão necessária e importante de ser discutida de forma séria e respeitosa. Por isso, a escolha pela parceria com o Grupo Arco-Íris, referência nessa luta que é e tem que ser de toda a sociedade” afirmou Lucena.
Vera Miranda, assessora política do sindicato, ratificou a importância de o sindicato se envolver com as pautas transversais que impactam toda a sociedade e colaboram para o bem-viver da população de um modo geral: “Essa parceria tem como foco a redução das desigualdades, um dos objetivos do desenvolvimento social (ODS); apoiar e fomentar ações de combate à homofobia, em especial no mundo do trabalho, entre outros aspectos que a pauta da diversidade apresenta”.
Lucena, Vera, Patrícia Klein e Anderson Paixão, que também integram a assessoria política do sindicato, foram recebidos por Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris, e por Júlio Moreira, diretor sociocultural da entidade que, após o bate-papo, fizeram um tour pelos quatro andares do prédio apresentando toda a sede do Arco-Íris e contando sobre os projetos lá desenvolvidos.
Em breve, assim que tivermos os detalhes fechados, divulgaremos a programação das atividades que acontecerão em novembro, quando será realizada a 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, dia 24 de novembro, em Copacabana, e que tem como lema “Somar para fortalecer”.
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!