Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participa da 10° Marcha Estadual das Mulheres Negras do RJ

Além do Departamento de Combate ao Racismo, Secretaria de Aposentados e Pensionistas,  Secretaria de Mulheres, diversos diretores do sindicato e colegas sindicalizados participaram do ato

Organizada pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras, a 10° Marcha das Mulheres Negras do RJ reuniu milhares de pessoas na Orla de Copacabana, na manhã deste domingo, 28/07. O Sisejufe, claro, mais uma vez, marcou presença nesse ato de luta e resistência, que marca o fim das atividades pelo Julho das Pretas.

Patricia Fernanda, coordenadora do Departamento de Combate ao Racismo do Sisejufe, falou sobre a importância da Marcha:  “A Marcha das Mulheres Negras é cheia de significados. Traduz uma ativa e resistente militância das pretas que há muito mais de dez anos (tempo de existência da Marcha) superam diversas dificuldades e vão pra rua gritar pro mundo que não deixaremos de lutar por reparação, contra o racismo e pelo bem-viver. É a primeira Marcha após assumir o Departamento de Combate ao Racismo do sindicato e encerramos nosso Julho das Pretas do Sisejufe com esses momentos fortes, renovadores, inspiradores. Sigamos na luta!”

Neli Rosa, coordenadora da Secretaria de Aposentados e Pensionistas, falou sobre a beleza da Marcha: “Faço questão de estar aqui, todo ano. É um ato de resistência e de celebração do nosso povo preto e de nós, mulheres pretas. Venho me recuperando de um problema de saúde, mas fiz questão de mais esse ano estar aqui, firme e forte, marcando presença e celebrando nossa força, nossa existência, nossa ancestralidade e nosso futuro.”

O vice-presidente do Sisejufe, Ricardo Quiroga, comentou: “A marcha é um marco na luta contra o racismo e em defesa da população negra, especialmente as mulheres duplamente vítimas da opressão. A luta precisa ser constante e necessita do apoio de todos, pois não basta não ser racista, mas antirracista. Deste modo, cabe a nós, brancos antirracistas, sermos coerentes e estarmos nas atividades demonstrando nossa solidariedade, mas sempre como coadjuvantes. Tenho muito orgulho de ver o Sisejufe na vanguarda dessa luta.”

Anny Figueiredo, coordenadora da Secretaria de Mulheres do sindicato, reafirmou a importância de todas e todos lutarmos contra o racismo estrutural: “Mais uma vez a Secretaria de Mulheres do Sisejufe esteve presente na Marcha das Mulheres Negras com o objetivo de fortalecer a luta contra o racismo estrutural e demarcar o espaço das mulheres negras na sociedade. O antirracismo é luta pelos direitos humanos e deve ser ação diária de todas as pessoas que acreditam num mundo sem qualquer tipo de discriminação”.

A presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco Martins; a assessora política, Vera Miranda; a assistente da Assessoria Política, Elaine Monteiro; a diretora Renata Nascimento; o assessor institucional, Alexandre Marques e diversos (as) outros (as) colegas sindicalizados também participaram da Marcha.

No início da tarde, já quase finalizando o ato, Patricia Fernanda, em nome do Departamento de Combate ao Racismo, agradeceu o apoio do Sisejufe para a realização de todas as atividades propostas em homenagem ao Julho das Pretas: “Quero aproveitar para agradecer a todas e todos que prestigiaram as atividades do Julho das Pretas: queridos amigos, aliados, parceiros. O Departamento de Combate ao Racismo tem no nome uma missão que é coletiva, de toda a sociedade. E  aproveito para lembrar do e-mail combateaoracismo@sisejufe.org.br disponível para quem quiser contribuir, desabafar, demandar, pois nossa Marcha é todo dia, enquanto houver racismo.”

Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, que também marcou presença na Marcha, em sua fala deu bem a dimensão do que ela representa: “Essa Marcha que agora está em sua 10ª edição representa vários gritos, várias reivindicações e afirmações. E esses gritos denunciam a injustiça que afeta as mulheres negras e suas famílias, seja aqui no Rio de Janeiro como em todo o Brasil. Nós, mulheres negras, somos o principal segmento populacional do Brasil, somos a maioria e seguimos negligenciadas com violação de direitos humanos a todo tempo. Isso tem que acabar.”

A Marcha Estadual das Mulheres Negras que aconteceu neste domingo, 28/07, foi uma das atividades das quais o Sisejufe participou e/ou organizou para marcar o Julho das Pretas. Na quinta-feira, 25/07,  Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, botamos no ar o podcast especial que fizemos sobre esse tema; no sexta, dia 26/07, na sede do sindicato, fizemos nossa oficina de customização para preparar o material usado na Marcha deste domingo; no sábado, 27/07, fizemos uma caminhada cultural pela Pequena África, que contou com grande adesão e agradou a todas e todos que participaram.

É isso, pessoal. A luta antirracista é uma bandeira de todas e todos. Vamos juntas e juntos, sempre!

 

Sisejufe abrirá reservas para o mês de ABRIL, na Casa do Alto, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias