Na noite de sexta-feira, 05/07, aconteceu a Festa Julina do Sisejufe. Ao som de muito forró pé-de-serra, dois trios de forró animaram os convidados, botaram o público para dançar e levaram alegria a todos os presentes, que mais uma vez lotaram a Galeria do Comércio, no Centro do Rio.
Joel Lima, diretor do Sisejufe e coordenador da Secretaria de Eventos, Esportes e Lazer, diz que, apesar da responsabilidade, organizar esses festejos é sempre uma grande alegria: “Agradeço imensamente o comparecimento da categoria a mais esse sucesso do Sisejufe. Fico sempre aguardado esses eventos para reencontrar os amigos de trabalho e aposentados. O Iari Ferreira, por exemplo, é uma dessas pessoas que só me faz feliz ao reencontrar. O evento foi sucesso absoluto. Muito bom trabalhar com essa equipe. Parabéns ao Sisejufe, à categoria como um todo e obrigado, obrigado a todos pela presença e animação. É muito bom ver que o esforço valeu a pena e que conseguimos, mais uma vez, entregar uma festa bacana, que o pessoal gostou, se divertiu. É isso aí: ano que vem, tem mais Arraiá Sisejufe”.
A primeira banda a se apresentar foi o Trio A Comadre e Cia. Em seguida, foi a vez do Trio Calça Arriada. Eles cantaram clássicos do forró pé-de-serra como “Vem, Morena”; “Severina Xique-Xique”; “É Proibido Cochilar”; “Numa Sala de Reboco”, “Pagode Russo”; “Espumas ao Vento”, etc.
No intervalo entre um trio e outro, Lucena Pacheco Martins, presidente do sindicato, subiu ao palco para saudar a presença de todos os convidados. Ao lado das diretoras Michelle Maranhão e Soraia Marca, Lucena agradeceu nominalmente aos diretores da Secretaria de Eventos, Esporte e Lazer – Michelle Maranhão, Joel Lima, Iuri Peixoto, Carlos Henrique Ramos e Victor Hugo -, pela brilhante organização da festa e passou rápidos informes da categoria ao público presente: “Que festa linda que vocês organizaram para a gente. Obrigada. Que venham mais e mais festas especiais como essa de hoje. É um momento de confraternização e de resgate de nossa cultura. Obrigada a todas e todos que vieram curtir e prestigiar essa noite deliciosa”, disse fazendo um breve registro das últimas notícias sobre a reestruturação de carreira do PJU e conclamando todos a acompanharem as notícias nas redes sociais do sindicato e em nosso site, também.
O vice-presidente do sindicato, Ricardo Quiroga, salientou as boas impressões que também teve da festa e parabenizou o pessoal da organização: “Foi uma festa excelente! As pessoas estavam animadas, dançando muito. Isso dá bem o termômetro de como foi, de como se sentiram à vontade e integradas. Havia servidoras e servidores de todas as Justiças. E é isso mesmo: nossas festas são uma oportunidade de todos nos integrarmos e divertirmos. Para além das nossas lutas, tem também, amizade, companheirismo e alegria. É isso que fortalece a todos nós seguirmos em frente nas batalhas, sempre.”
Além da boa música, o Arraiá do Sisejufe contou, claro, com as comidinhas típicas de festa junina/julina, que não podem faltar. Teve canjica, bolo de milho, cuscuz, pamonha, variedade de caldos. E, pra quem não curte muito a comida típica, teve, também, crepe salgado, crepe doce, churrasquinho de carne e de frango, além do open bar incrível, com cerveja e caipivodka de frutas diversas. Outro ponto forte elogiado pelos convidados foi a lembrança de termos colocado professores de dança (homens e mulheres) para dançarem com os convidados, estimulando assim que todos dançassem.
Festa nota mil
O público adorou a festa. O retorno dos nossos convidados, mais uma vez, foi bastante positivo. A servidora Pérola Lima, diretora do 5º Juizado Especial Federal, fez questão de pontuar todos os detalhes da festa que gostou e disse já estar na contagem regressiva para a festa do ano que vem:
“Ah, o Sisejufe presenteou a gente com uma das melhores festas juninas que eu já fui, na vida! Uma festa junina que eu dancei uma quadrilha de verdade, com um número sem fim de pessoas, uma quadrilha espontânea, divertida, emocionante. Que lindeza que foi. Acho que a Festa Julina do Sisejufe não foi só uma festa, foi um encontro de todos os servidores, um encontro feliz, um momento de troca e alegria entre todos os colegas. Ah, e o pessoal que o sindicato lembrou de botar pra dançar com os convidados? Que maravilha que foi. Animou a galera a ir pro meio da pista dançar, a perder a vergonha e arriscar uns passinhos. Foi tudo incrível. E as comidas, então? Só tinha quitute maravilhoso. Enfim, comida boa, música incrível e festa alto astral. Tenho certeza de que todos os colegas saíram de lá com o coração quentinho, com os pés doendo de tanto dançar, e com a alma feliz. Parabéns, Sisejufe. Parabéns e obrigada!”
A diretora Michelle Maranhão, que integra pela primeira vez a equipe do Sisejufe, e faz parte da Secretaria de Eventos, Esportes e Lazer, disse que estava nervosa, com a adrenalina lá em cima, mas muito feliz com o resultado: “É a primeira festa que participo da organização e está sendo uma oportunidade ímpar integrar a Secretaria de Eventos e aprender com diretores veteranos como Iuri, Joel e Carlão. O sucesso da festa julina foi fruto do trabalho de todos os envolvidos, tudo feito com muito carinho, amor e dedicação para proporcionar uma noite de muita diversão para a categoria. O friozinho na barriga passou e agora é só alegria. Obrigada, pessoal. Obrigada a todos que foram a ajudaram a gente a realizar essa festa linda que foi”.
Patrícia Fernanda, coordenadora do Departamento de Combate ao Racismo, também amou a festa: “Foi um arraiá bom demais. Aliás, como sempre, foi padrão Sisejufe: abundante, alegre, acolhedor, entregando ao sindicalizado e à sindicalizada muita qualidade e dedicação. Eu já era 100% Sisejufe antes de ser dirigente sindical, e agora sou 150%, pois vejo mais de perto o carinho e o comprometimento investido em cada realização, seja nas lutas remuneratórias, seja nas lutas das pautas transversais, seja nas confraternizações, como essa festa julina maravilhosa”.
Maria de Oliveira, da Secretaria de Imprensa e Comunicação, pontuou o que achou de mais bacana na festa como um todo: “Parabéns a todos os envolvidos na produção. Estava tudo impecável. Destaque para o caldo de abóbora com carne seca, os bolinhos de feijoada e a super eficiente estação de drinks. Pra mim, um dos melhores momentos foi ver as servidoras e servidores na quadrilha, dançando de forma espontânea, alegre e harmoniosa. Foi lindo de ver! A sincronia e o entusiasmo são de inspirar: vamos seguir na luta com a mesma disposição, cada um consciente de seu papel”.
Para Neli Rosa, coordenadora da Secretaria de Aposentados e Pensionistas, a festa teve um gostinho ainda mais especial: “Como recentemente estive hospitalizada nove dias num CTI, posso dizer que a Festa Julina do Sisejufe marcou um renascimento meu para a vida e para a alegria. Foi uma noite muito gostosa e especial. Os amigos da SAP que foram não se cansaram de dizer como a festa desse ano foi especial, divertida e muito, muito acolhedora.”
Perto do final da apresentação, o Trio Calça Arriada tocou músicas de quadrilha junina e os convidados fizeram uma “quadrilha improvisada”, com direito a grande roda, serra-serra e muita animação.
Valeu, pessoal. Obrigado por terem feito junto com a gente uma noite tão especial.
Veja, também, as fotos oficiais da festa clicando AQUI.
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!