Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe realiza protesto em evento com presença de Barroso para pressionar ministro a atender reivindicações dos servidores e servidoras

Representando o sindicato e a Federação, nossos dirigentes pediram para ser recebidos pelo presidente do STF

O Sisejufe começou a semana com foco na luta pelos direitos dos servidores e servidoras. Aproveitando a participação do presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luis Roberto Barroso, em uma atividade do J20, evento realizado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nos dias 13 e 14 de maio, diretores do sindicato fizeram um protesto em frente ao local onde aconteceu o evento, que reuniu integrantes das supremas cortes dos países do G-20. As faixas com dizeres sobre as lutas pela antecipação da última parcela do reajuste; anteprojeto de carreira; e disputa orçamentária chamaram a atenção de quem passava pelo TJ-RJ. A segurança institucional acendeu o alerta e ficou monitorando a ação do sindicato, mas nada impediu a manifestação pacífica, porém enfática dos nossos dirigentes, que conseguiram acompanhar justamente o momento da chegada do ministro Barroso ao evento.

A presidente do Sisejufe e coordenadora-geral da Fenajufe, Lucena Pacheco; a secretária-geral do sindicato e coordenadora da Federação, Fernanda Lauria; os diretores Neli Rosa e Ronaldo das Virgens; a assessora política Vera Miranda; e a servidora Norminha recepcionaram o presidente do STF com muito barulho: “Oh Barroso, cadê você? Estamos aqui só para te ver.”

Lucena ressaltou: “Nós somos servidores do Judiciário Federal, representamos todos os ramos e queremos conversar com você. Precisamos de reestruturação salarial, precisamos discutir o orçamento. Viemos reivindicar todos os nossos direitos”.

Fernanda Lauria acrescentou: “Queremos que o presidente do STF receba a Fenajufe porque temos pautas fundamentais para tratar com o ministro, inclusive o projeto de reestruturação da carreira, que está ultrapassada, uma carreira de 20 anos que precisa ser atualizada”. A diretora Neli pediu, ainda, que o ministro lembre das pautas dos aposentados.

A Fenajufe lembra que, após oito meses à frente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Barroso ainda não se reuniu com a entidade e seus Sindicatos de base. Apesar do ofício enviado pela Federação em 17 de outubro e do ato de pressão realizado no STF em 19 de outubro, o diálogo sobre a pauta de reivindicações dos servidores e servidoras do Poder Judiciário da União (PJU) permanece pendente.

A Federação expressa preocupação com o fato de que sua antecessora, Rosa Weber, recebeu a Federação menos de um mês antes de deixar o cargo. Embora tenha sido positivo o encaminhamento do pedido de estudo orçamentário para antecipação da terceira parcela da recomposição salarial junto ao STF, acredita-se que um diálogo contínuo desde o início da gestão poderia ter impulsionado avanços em diversas reivindicações da categoria.

Diante desse cenário, a Federação convoca os Sindicatos filiados a acompanhar a agenda do ministro Barroso, disponível no site do STF, e a se organizar, a exemplo do Sisejufe, para realizar atos públicos e tentar reuniões nos estados onde ele estiver presente. A união e a mobilização são essenciais para estabelecer um diálogo efetivo em defesa das pautas da categoria.

Acompanhe momentos do ato:

 

Imprensa Sisejufe, com informações da Fenajufe

Últimas Notícias