O anteprojeto de carreira da Fenajufe ganhou mais uma manifestação importante de apoio. O diretor do Foro da Justiça Federal de Pernambuco, juiz federal Cláudio Kitner, atendeu ao pedido do sindicato parceiro Sintrajuf-PE e apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Conselho da Justiça Federal (SJF) o apoio institucional à proposta.
Destaca o documento: “Cumprimentando-o cordialmente, considerando o requerimento apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Pernambuco – Sintrajuf/PE (doc. 4184701) levo ao conhecimento de Vossa Excelência o apoio institucional da Direção do Foro da Seção Judiciaria de Pernambuco ao pleito formulado pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União – Fenajufe – junto ao Supremo Tribunal Federal para aprovação do projeto de reestruturação da carreira dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU)”.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13 – Paraíba), o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18 – Goiás) e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) também manifestaram apoio à proposta.
O anteprojeto de reestruturação da carreira
O Anteprojeto de reestruturação da carreira protocolado pela Fenajufe no STF é fruto de longa e ampla discussão e deliberação que foram sistematizadas e aprovadas na XXIII Plenária Nacional, em novembro de 2023, em Belém-PA.
O projeto materializa propostas de conferir unidade e valorização a todos os cargos, com reposicionamento do analista e da carreira com parâmetro em carreiras do “ciclo de gestão”; retornar a sobreposição de tabelas para reduzir a distância analista-técnico; aperfeiçoar incentivos à qualificação aumentados os AQs; preservar referência dos 13 padrões para aposentados e pensionistas; estruturar setores com quadro próprio (TI, saúde, segurança…) contra a precarização e terceirizações e contra desjudicialização; mais atenção à saúde da(o)s servidora(e)s e outros.
Com informações do Sintrajuf-PE
Crédito da foto: Marina Meireles/G1