O Sisejufe convida os servidores e servidoras a participarem da consulta pública sobre as metas de produtividade e impacto na saúde, que foi elaborada pela nossa assessoria política com base em consulta anual do Conselho Nacional de Justiça. A pesquisa estará disponível a partir da 00h01min desta quarta-feira (16/8) e poderá ser respondida até 23h59min de sexta-feira (18/8). O resultado será divulgado até o dia 23 de agosto no site e nos meios de comunicação do Sisejufe.
A participação de todos e todas é fundamental. O passo a passo da votação está disponível neste link: https://comovotar.sisejufe.org.br/
O link para votar na consulta pública estará ao final do passo a passo, mas você também pode acessá-lo diretamente aqui: https://votacao.sisejufe.org.br/metas/
Saiba mais
O Poder Judiciário realiza, desde o ano de 2018, consulta pública anual para formulação das suas metas nacionais. De acordo com as informações no site do CNJ, a consulta pública visa a contribuir na definição das Metas Estratégias Nacionais do Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o exercício do ano subsequente ao da consulta realizada. A aplicação da consulta pública se dá em todos os Tribunais e Unidades Judiciárias, sendo aberta para o público em geral. A pesquisa tem como objetivo estimular a gestão participativa no processo de formulação de metas, através do levantamento das prioridades e necessidades da sociedade em relação ao Poder Judiciário.
Em outubro de 2022 foi realizada a consulta pública sobre as metas nacionais de 2023, que contou com a participação de 1.337 pessoas em todo território nacional. Os dados sistematizados nos informam que os servidores e servidoras do Poder Judiciário representam 65% do total dos participantes, uma expressiva maioria em relação ao percentual de apenas 9% dos magistrados e 7% do cidadão. O segundo maior grupo de participantes são os advogados, com 18%. Outro elemento importante sobre a consulta é que as entidades de classe tiveram participação inexpressiva ou nenhuma. A consulta pública para as metas nacionais de 2024 foi realizada no período de 3 a 14 do mês de julho deste ano.
O Sisejufe tem sistematicamente levantado sua preocupação com o processo de elaboração das metas anuais dentro do Judiciário Federal em razão do impacto da elevação das metas na saúde do servidor, além do aumento da carga e do tempo dedicado ao cumprimento dos índices de produtividade determinado com base nos desdobramentos das metas nacionais por ramos da justiça. Dados das últimas pesquisas sobre a saúde do servidor, tanto no Judiciário Federal fluminense quanto nas pesquisas nacionais realizadas pela Fenajufe e Fenajud, dão conta da necessidade de uma discussão mais aprofundada e com ampla participação dos servidores sobre os limites para o alcance das metas dentro de uma política de trabalho seguro, livre do adoecimento físico e mental, bem como de processos de assédio moral e abuso de poder como formas de pressão para ampliação no alcance das metas.
Neste sentido, lançamos uma consulta às servidoras e aos servidores do Poder Judiciário da União para consolidar o posicionamento da categoria sobre as metas de produtividade estabelecidas e qual o impacto nas suas condições de trabalho. O resultado será apurado e disponibilizado para a categoria, bem como norteará nossa mobilização e ações de pressão sobre esse tema nos tribunais regionais, tribunais superiores e conselhos.
#pratodosverem
Descrição da imagem em destaque:
Card com fundo em textura acinzentada com branco.
No topo, à direita, tem a logo do Sisejufe
Do lado esquerdo, mais para a esquerda, está escrito: CONSULTA ONLINE SOBRE METAS DO PODER JUDICIÁRIO
Abaixo, ainda à esquerda, tem uma pequena traja vermelha com a data: 16 a 18 de agosto
Do centro para a direita tem uma charge do Latuff com a palavra Sisejufe formando uma urna e uma mão depositando um voto.
No rodapé há uma tarja preta com o texto: Participe! (Em vermelho) e anote em sisejufe.org.br/votacaometas
Matéria publicada originalmente no dia 15/08/2023